Pular para o conteúdo principal

DNIT PROMETE RECUPERAR BR-265 ATÉ 2010

com Portal UAI

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete, até junho do ano que vem, acabar com os buracos das estradas federais que cortam Minas Gerais, cuja extensão chega a 8,4 mil quilômetros. Quem garante é o superintendente da autarquia no estado, Sebastião Donizete de Souza, que anuncia investimentos de R$ 902 milhões no Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema). O ambicioso plano vem em ano pré-eleitoral, com fraco desempenho na execução de recursos. Pouco do que estava previsto no Orçamento 2009 para as BRs mineiras foi gasto até agora – cerca de R$ 100 milhões, de um total de R$ 850 milhões. O “buraco zero” será executado em duas etapas. Já em curso, a primeira contempla 25 trechos das BRs 040, 116, 146, 251, 381 e 459, entre outras. São 2,5 mil quilômetros, sendo que a metade já tem obras contratadas. “O restante deve ser assinado ainda este mês”, afirma o superintendente, esclarecendo que não se trata de um paliativo. Pelas regras do Crema, as empreiteiras trabalham por dois anos. Primeiro, recuperam o asfalto, a rede de drenagem e a sinalização. Em seguida, fazem manutenção para evitar que o trecho se deteriore. As melhorias no primeiro pacote de estradas estão previstas para novembro.


Os contratos somam R$ 350 milhões, bancados com recursos da União. A maior soma deve ser investida nas BRs 116 (Rio-Bahia), que receberá R$ 120 milhões, e 040 (R$ 68 milhões). Até lá, o Dnit pretende tocar licitações e contratar empresas para devolver as condições de tráfego e conservar outros 30 trechos, que somam 2,8 mil quilômetros. Na lista, entre outras, estão as BRs 356, 354, 365. Os R$ 525 milhões para a segunda fase virão de um financiamento com o Banco Mundial (Bird), já assegurado, segundo Donizete. Quase um quinto da verba vai para a BR-262. Nas contas do superintendente, em 13 meses essas estradas estão restauradas, cabendo às construtoras cuidar para que as condições de segurança e conforto se mantenham. O programa exclui obras estruturais, como duplicações, correções de traçado e alargamentos. Significa que pleitos eternos da população, como a reconstrução da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, continuam no sonho. No entanto, se cumprida, a promessa de restaurar toda a malha mineira já representará uma revolução, especialmente em trechos como o da BR-265, entre São João del-Rei, nos Campos das Vertentes, e Lavras, no Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...