Pular para o conteúdo principal

MMX PODE VENDER MINA DE BOM SUCESSO

As ações ordinárias da MMX Mineração apresentam no mês de abril uma valorização de aproximadamente 60%. No ano, a ação acumula alta de 80%. Os analistas contatados pela InvestNews são unânimes na avaliação de que a performance está atrelada ao anúncio de que a empresa analisa a venda total ou parcial dos seus ativos. De acordo com o comunicado divulgado no dia 31 de março, 'a companhia nomeou um assessor financeiro para auxiliá-la em uma possível venda estratégica de parte ou de todos os seus ativos, cuja transação pode incluir a venda total ou parcial dos próprios ativos ou de ações ordinárias de sua emissão'. Há também a questão da falta de logística das minas da empresa. 'Qualquer ativo de mineração, sem logística, é difícil de avaliar', disse o analista do setor de mineração da Perfin Investimentos, André Facury. Sob a incerteza, alguns preferem a cautela. 'Achamos que a valorização já assumiu a perspectiva de venda. Temos recomendado que os clientes fiquem fora', aponta Leonardo Alves, analista.


Investidores avaliam que uma saída poderá ser a venda da operação sudeste da MMX, composta pelas unidades Serra Azul e Bom Sucesso. Sem estrutura própria de escoamento, a empresa possui um contrato com a MRS Logística para levar a commodity até o porto da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Itaguaí. Por lá, poderão ser exportadas 2 milhões de toneladas até 2011. O Sistema MMX Sudeste é composto por duas unidades: a Unidade Serra Azul, formada pelas minas AVG e Minerminas adquiridas respectivamente, no final de 2007 e início de 2008, localizadas em área contígua na região de Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, e a Unidade de Bom Sucesso, município de Bom Sucesso, também em Minas Gerais, representada pelo Direito Minerário adquirido em julho de 2008. A produção de minério de ferro em 2008 deverá ser de 4,3 milhões, e a expectativa é de que atinja uma produção anual de 33,7 milhões de toneladas a partir de 2013, seguindo os planos de desenvolvimento das plantas atuais de Serra Azul e do projeto greenfield de Bom Sucesso.


A MMX adquiriu o Direito Minerário de Bom Sucesso, no Sul de Minas, em julho de 2008. A localização, a 40km da ferrovia da MRS e a 250km do Porto Sudeste da LLX representa grande diferencial em termos de custos operacionais. A Companhia executará um programa de pesquisas geológicas no prazo de até 18 meses e iniciará imediatamente os estudos detalhados de engenharia, estimando o início das operações para 2012, com uma produção de 17 milhões de toneladas anuais de minério de ferro de alta qualidade, destinado ao mercado externo. O minério de ferro de Bom Sucesso possui alto teor de magnetita (cerca de 30%): isto representa sensível redução de custos para seus consumidores, pois reduz significativamente o consumo de energia por estes. Este é, sem dúvida, um grande diferencial deste produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...