Pular para o conteúdo principal

CRIMINALIDADE CAI QUASE 50% EM VARGINHA

Diante de ações preventivas, o bairro Sion não é mais o que apresenta maior índice de ocorrências


O índice de violência caiu 46,7% no primeiro semestre em Varginha. Enquanto que no mesmo período do ano passado a estatística chegava a 1,24, este ano alcançou 0,66. capitão Valmir Sidney de Carvalho, do 24º Batalhão de Polícia Militar, disse à reportagem que o crime violento que acontece com maior frequência no município é o roubo. O índice é calculado diante da soma de todas as ocorrências, multiplicado por mil e dividido pelo número de habitantes. A quantidade de crimes violentos ocorridos na cidade também caiu, desta vez 45%. A Polícia Militar registrou durante os seis primeiros meses do ano 87 ocorrências. Ano passado foram contabilizados 158. Sidney explicou que a estatística compreende os delitos: sequestro, tentativa e homicídio, tentativa e estupro, latrocínio e roubo.

Segundo capitão Sidney, a queda do número de crimes se deve a intensificação das ações e operações realizada pelo Grupo de Operações Preventivas – GOP – e também pela 207º Companhia Tático Móvel. "A polícia de resultados analisa os índices de criminalidade. Onde ele estiver maior, as operações preventivas são voltadas para este ponto. Quando os crimes migram para outra região, as ações também são deslocadas, a fim de inibi-los". Em 2008, fevereiro foi o mês em que houve maior registro de crimes violentos: 36. No mesmo mês deste ano, de conhecimento da Polícia Militar, foram registrados 19 – queda de 47%. Em contra partida, janeiro deste ano foi o mês em que aconteceu maior número de delitos: 22. Na comparação com o mesmo período do ano passado, em que não foi o maior índice, 20 ocorrências foram inscritas. A estatística da criminalidade em geral, envolvendo delitos violentos acompanhados de furtos, acidentes de trânsito, lesão corporal, ameaças, embriaguez ao volante e danos, também caiu: 17,3%. Calculada da mesma forma que o índice de violência, o resultado do primeiro semestre é 27,52. Então, para cada grupo de mil habitantes ocorreram cerca de 27,5 crimes em Varginha.

O bairro Sion é um exemplo em que as operações do GOP e da 207ª CIA funcionaram. Ano passado, a região abrigava o maior índice de crimes. Hoje o alto índice está concentrado no centro da cidade devido ao grande número de furtos. "Para reduzir esta estatística no município é preciso que o comerciante trabalhe junto com a Polícia Militar. Eles devem ter mais atenção aos seus clientes e adotar medidas de segurança, tais como instalação de câmeras de segurança, alarmes e grades", ressaltou Sidney. De acordo com o Capitão da PM, os números vão continuar caindo diante do empenho da tropa nas ações e operações preventivas e cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, além de contar também com as denúncias anônimas da população. O GOP foi criado ano passado, quando Varginha recebeu novos soldados. (Gazeta de Varginha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...