Pular para o conteúdo principal

CRIMINALIDADE CAI QUASE 50% EM VARGINHA

Diante de ações preventivas, o bairro Sion não é mais o que apresenta maior índice de ocorrências


O índice de violência caiu 46,7% no primeiro semestre em Varginha. Enquanto que no mesmo período do ano passado a estatística chegava a 1,24, este ano alcançou 0,66. capitão Valmir Sidney de Carvalho, do 24º Batalhão de Polícia Militar, disse à reportagem que o crime violento que acontece com maior frequência no município é o roubo. O índice é calculado diante da soma de todas as ocorrências, multiplicado por mil e dividido pelo número de habitantes. A quantidade de crimes violentos ocorridos na cidade também caiu, desta vez 45%. A Polícia Militar registrou durante os seis primeiros meses do ano 87 ocorrências. Ano passado foram contabilizados 158. Sidney explicou que a estatística compreende os delitos: sequestro, tentativa e homicídio, tentativa e estupro, latrocínio e roubo.

Segundo capitão Sidney, a queda do número de crimes se deve a intensificação das ações e operações realizada pelo Grupo de Operações Preventivas – GOP – e também pela 207º Companhia Tático Móvel. "A polícia de resultados analisa os índices de criminalidade. Onde ele estiver maior, as operações preventivas são voltadas para este ponto. Quando os crimes migram para outra região, as ações também são deslocadas, a fim de inibi-los". Em 2008, fevereiro foi o mês em que houve maior registro de crimes violentos: 36. No mesmo mês deste ano, de conhecimento da Polícia Militar, foram registrados 19 – queda de 47%. Em contra partida, janeiro deste ano foi o mês em que aconteceu maior número de delitos: 22. Na comparação com o mesmo período do ano passado, em que não foi o maior índice, 20 ocorrências foram inscritas. A estatística da criminalidade em geral, envolvendo delitos violentos acompanhados de furtos, acidentes de trânsito, lesão corporal, ameaças, embriaguez ao volante e danos, também caiu: 17,3%. Calculada da mesma forma que o índice de violência, o resultado do primeiro semestre é 27,52. Então, para cada grupo de mil habitantes ocorreram cerca de 27,5 crimes em Varginha.

O bairro Sion é um exemplo em que as operações do GOP e da 207ª CIA funcionaram. Ano passado, a região abrigava o maior índice de crimes. Hoje o alto índice está concentrado no centro da cidade devido ao grande número de furtos. "Para reduzir esta estatística no município é preciso que o comerciante trabalhe junto com a Polícia Militar. Eles devem ter mais atenção aos seus clientes e adotar medidas de segurança, tais como instalação de câmeras de segurança, alarmes e grades", ressaltou Sidney. De acordo com o Capitão da PM, os números vão continuar caindo diante do empenho da tropa nas ações e operações preventivas e cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, além de contar também com as denúncias anônimas da população. O GOP foi criado ano passado, quando Varginha recebeu novos soldados. (Gazeta de Varginha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.