Pular para o conteúdo principal

MPE PEDE SUSPENSÃO DA TAXA DE ESGOTO EM GUAXUPÉ


O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com Ação Civil Pública (ACP) de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente e ao consumidor, com pedido de liminar, contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o município de Guaxupé, no Sul de Minas. A Promotoria de Justiça de Guaxupé requer a suspensão da cobrança da tarifa de esgoto até que se tenha a conclusão integral do sistema de esgotamento sanitário, levantando-se a suspensão somente após a conclusão das obras e aprovação pelos órgãos ambientais competentes para o funcionamento.

O MPE pede ainda a antecipação da tutela para que a Copasa seja obrigada a devolver todos os valores indevidos e já recebidos dos consumidores a título de tarifa de esgoto na forma de compensação nas próximas faturas, sob pena de multa diária de cinco mil reais, além da condenação da concessionária da empresa por publicidade enganosa, em quantia equivalente a 2% sobre os valores recolhidos indevidamente da população. Na ação, o promotor de Justiça afirma que, após denúncias, a fim de se apurar fatos ligados ao tratamento de água e esgoto, foi constatada a cobrança indevida destinada à instalação do sistema de esgotamento sanitário pela concessionária da Copasa, antes mesmo que quaisquer serviços fossem efetivamente prestados aos consumidores.

Segundo consta na ação, a empresa veiculou, por meio de anúncios em jornais, que, em breve, haveria cem por cento de esgoto tratado na cidade, fato que não aconteceu, visto que vários bairros ficaram sem o fornecimento de água, apesar de estarem com o pagamento efetivo de todas as tarifas, inclusive de tratamento de esgoto, que é inexistente. Além da suspensão da cobrança da tarifa de esgoto, a Promotoria de Guaxupé requer que a empresa e a prefeitura sejam obrigadas a reparar o dano ambiental causado ao longo dos anos, consistente na limpeza e recuperação de todos os cursos d'água que atualmente recebem efluentes sem qualquer espécie de tratamento e que o município, durante a ação, faça a opção: licitação pelo critério de melhor técnica e preço, em especial para o tratamento de esgoto, excluída, neste caso, a participação da Copasa; dispensa de licitação com convênio/contratação com a Copasa ou, ainda, delegação por lei ao Estado de Minas Gerais para disciplinar o assunto, ou dispensa de licitação para contratação com autarquia municipal, já existente ou a ser criada para tal fim, como ocorre, por exemplo, na cidade de Poços de Caldas.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...