Pular para o conteúdo principal

PEDIDA INDISPONIBILIDADE DOS BENS DO EX-PREFEITO DE PARAISÓPOLIS


A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça concedeu liminar determinando a indisponibilidade de bens de ex-prefeito de Paraisópolis, no Sul de Minas, Wagner Ribeiro de Barros, de cinco membros da Comissão Permanente de Licitação do Município, de três advogados e do proprietário de um escritório de advocacia de Belo Horizonte, por indício de que tenham praticado atos de improbidade administrativa. Conforme apurado em Inquérito Civil Público, em julho de 2004 e em janeiro de 2005, o então prefeito de Paraisópolis, no Sul de Minas, com auxílio de membros da Comissão Permanente de Licitação, frustrou a licitude de dois procedimentos licitatórios, que resultaram na fraudulenta contratação de serviços de advogados.

A liminar, que indisponibiliza os bens dos réus no valor de R$ 158.879.59, foi concedida para resguardar o patrimônio público, caso seja julgada procedente a ação proposta pela Promotoria de Justiça de Paraisópolis e pelo Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Gepp).A ação pede a declaração da nulidade dos contratos celebrados ilicitamente e a condenação dos réus a devolver ao erário a quantia recebida, bem como à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, ao pagamento de multa civil de duas vezes o valor do dano patrimonial e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos.

Em abril de 2004, o então prefeito de Paraisópolis outorgou procuração judicial a dois advogados, dando-lhes poderes para propor ações contra o INSS e suas Gerências Regionais. No mês seguinte, foi proposta ação contra o Gerente Executivo do INSS, mas, dias depois de distribuída a ação, foi proferida decisão de indeferimento da tutela antecipada requerida. Diante do insucesso, um dos advogados requereu a desistência da ação, que foi extinta, sem julgamento de mérito, em novembro de 2004.


As fraudes de Paraisópolis

No entanto, menos de dois meses após o pedido de desistência da ação, foi iniciado procedimento licitatório para contratação de serviços advocatícios para representação do município, visando a discutir o montante do bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, pelo INSS, em virtude de dívidas do município com a autarquia previdenciária. No dia 13 de julho de 2004, realizou-se o julgamento das propostas, tendo a Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Paraisópolis declarado vencedor um dos advogados contratados anteriormente. O contrato, no valor de R$ 80 mil, foi celebrado em seguida, no dia 20 de julho.

A segunda fraude deu-se na Carta-Convite 02/05. O então prefeito de Paraisópolis, já havendo contratado diretamente os serviços dos advogados, simulou a realização de licitação, em janeiro de 2005, com objeto idêntico ao da anterior. Nesse momento a ação proposta já havia sido extinta há dois meses. Entretanto, a fim de que os advogados recebessem seus honorários, fazia-se necessária a formalização do ajuste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho