Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES GANHA MEMORIAL


12 de novembro de 1746. Nesse dia aconteceu o batizado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. Para comemorar a data, foi realizada na Fazenda do Pombal, berço do alferes, uma solenidade que teve por objetivo divulgar o projeto de construção de um Memorial ao inconfidente, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A intenção dos envolvidos é obter recursos para a sua efetivação. Mas o órgão responsável pelo local, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ainda não é parceiro nessa iniciativa. A comemoração – encabeçada pela Academia de Letras de São João del-Rei, Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes, Fundação Oscar Araripe, Fundação Oscar Niemeyer e o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei – teve início às 6 horas com uma caminhada da Av. Tancredo Neves, onde fica a estátua de Tiradentes, até a Fazenda do Pombal. Segundo o responsável, major Murilo Cabral, eles percorreram cerca de 10 km em três horas. “O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de fazermos daqui um Parque Nacional, para que a Memória não se perca”, afirmou a caminhante Ana Maria de Oliveira Cintra, que é membro do IHG e da Academia de Letras local.


Na Fazenda do Pombal, o presidente da Academia, Wainer de Carvalho Ávila, explicou o motivo da solenidade: “Neste local, antiga Santa Rita do Rio Abaixo, nasceu Tiradentes. Cada ¼ do heroi, cada gota de seu sangue está nesse solo sagrado. Aqui pretendemos construir um Memorial que abrigará sua história e será palco para que as crianças - que são o Brasil de amanhã – possam tomar conhecimento da importância de Tiradentes, um herói nacional”. Segundo ele, o propósito, a partir de agora, é captar recursos, junto aos três municípios “que disputam a natalidade do alferes”, São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, para a construção do Memorial.


Dentro, ainda, da programação, aconteceram a apresentação dos alunos da Escola Municipal Márcia Sílvia Resende Serpa, de Ritápolis, que recitaram versos ressaltando a luta de Tiradentes; a presença de quatro representantes dos “Dragões da Inconfidência” e apresentação da Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar, de Barbacena.

Faltou diálogo
O chefe do ICMBio-Floresta Nacional (Flona) de Ritápolis, José Nivaldo de Menezes Machado, está preocupado com o andamento do projeto. Segundo ele, até o momento não foi sinalizada qualquer parceria para a sua implantação. “Sem autorização do Instituto Chico Mendes, nada pode ser feito aqui dentro. Se chegar algo, sou obrigado a embargar”, avisou. E comentou: “Com certeza aqui precisa de ser melhor utilizado. O que falta é o devido interesse. Por isso, temos que assentarmos na mesa para estabelecermos uma parceria. Nem sei quem é que está à frente desse movimento. A conotação está sendo pessoal. Este é o grande risco. Do jeito que está não vai para frente!”.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ritápolis, destacou a importância de realizar o projeto “juntamente com os órgãos envolvidos e o Instituto Chico Mendes, que mantém esse local”. E prometeu: “Não medirei esforços para que o projeto aconteça!”.  Quando questionado sobre a situação, Wainer Ávila afirmou: “Nivaldo tem razão. Começaremos, ainda hoje, a fazer essa parceria, principalmente para que seja mais grandiosa. Não fizemos isso antes porque o tenente coronel da reserva do Exército, Adalberto Menezes, que tomou a iniciativa, não pode vir aqui hoje. Mas, pode ter certeza que marcaremos uma audiência com o Instituto Chico Mendes, para iniciarmos os trabalhos”.

O Memorial
O monumento, arquitetado por Oscar Niemeyer, possui 70 metros de asa a asa e 30 metros de profundidade, nas cores verde e amarela. O objetivo de sua criação foi homenagear o grande heroi brasileiro no lugar onde nasceu e foi batizado, a Fazenda do Pombal. O Memorial abrigará um auditório, galeria de exposições e outras dependências. Uma frase do alferes Tiradentes será inscrita no mural que encima a rampa da entrada.
Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...