Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES GANHA MEMORIAL


12 de novembro de 1746. Nesse dia aconteceu o batizado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. Para comemorar a data, foi realizada na Fazenda do Pombal, berço do alferes, uma solenidade que teve por objetivo divulgar o projeto de construção de um Memorial ao inconfidente, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A intenção dos envolvidos é obter recursos para a sua efetivação. Mas o órgão responsável pelo local, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ainda não é parceiro nessa iniciativa. A comemoração – encabeçada pela Academia de Letras de São João del-Rei, Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes, Fundação Oscar Araripe, Fundação Oscar Niemeyer e o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei – teve início às 6 horas com uma caminhada da Av. Tancredo Neves, onde fica a estátua de Tiradentes, até a Fazenda do Pombal. Segundo o responsável, major Murilo Cabral, eles percorreram cerca de 10 km em três horas. “O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de fazermos daqui um Parque Nacional, para que a Memória não se perca”, afirmou a caminhante Ana Maria de Oliveira Cintra, que é membro do IHG e da Academia de Letras local.


Na Fazenda do Pombal, o presidente da Academia, Wainer de Carvalho Ávila, explicou o motivo da solenidade: “Neste local, antiga Santa Rita do Rio Abaixo, nasceu Tiradentes. Cada ¼ do heroi, cada gota de seu sangue está nesse solo sagrado. Aqui pretendemos construir um Memorial que abrigará sua história e será palco para que as crianças - que são o Brasil de amanhã – possam tomar conhecimento da importância de Tiradentes, um herói nacional”. Segundo ele, o propósito, a partir de agora, é captar recursos, junto aos três municípios “que disputam a natalidade do alferes”, São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, para a construção do Memorial.


Dentro, ainda, da programação, aconteceram a apresentação dos alunos da Escola Municipal Márcia Sílvia Resende Serpa, de Ritápolis, que recitaram versos ressaltando a luta de Tiradentes; a presença de quatro representantes dos “Dragões da Inconfidência” e apresentação da Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar, de Barbacena.

Faltou diálogo
O chefe do ICMBio-Floresta Nacional (Flona) de Ritápolis, José Nivaldo de Menezes Machado, está preocupado com o andamento do projeto. Segundo ele, até o momento não foi sinalizada qualquer parceria para a sua implantação. “Sem autorização do Instituto Chico Mendes, nada pode ser feito aqui dentro. Se chegar algo, sou obrigado a embargar”, avisou. E comentou: “Com certeza aqui precisa de ser melhor utilizado. O que falta é o devido interesse. Por isso, temos que assentarmos na mesa para estabelecermos uma parceria. Nem sei quem é que está à frente desse movimento. A conotação está sendo pessoal. Este é o grande risco. Do jeito que está não vai para frente!”.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ritápolis, destacou a importância de realizar o projeto “juntamente com os órgãos envolvidos e o Instituto Chico Mendes, que mantém esse local”. E prometeu: “Não medirei esforços para que o projeto aconteça!”.  Quando questionado sobre a situação, Wainer Ávila afirmou: “Nivaldo tem razão. Começaremos, ainda hoje, a fazer essa parceria, principalmente para que seja mais grandiosa. Não fizemos isso antes porque o tenente coronel da reserva do Exército, Adalberto Menezes, que tomou a iniciativa, não pode vir aqui hoje. Mas, pode ter certeza que marcaremos uma audiência com o Instituto Chico Mendes, para iniciarmos os trabalhos”.

O Memorial
O monumento, arquitetado por Oscar Niemeyer, possui 70 metros de asa a asa e 30 metros de profundidade, nas cores verde e amarela. O objetivo de sua criação foi homenagear o grande heroi brasileiro no lugar onde nasceu e foi batizado, a Fazenda do Pombal. O Memorial abrigará um auditório, galeria de exposições e outras dependências. Uma frase do alferes Tiradentes será inscrita no mural que encima a rampa da entrada.
Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.