Convidado pela Comissão de Programas, o pró-Reitor de Gestão e Planejamento da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor doutor José Roberto Soares Scolforo esteve presente ao último encontro do Rotary Club de Lavras, acontecido segunda-feira, dia 23. A preleção do professor Scolforo foi tomada de muito interesse, uma vez que o tema discorrido foi justamente a expansão da UFLA dentro do programa Reuni, do Governo Federal. Inicialmente o profes-sor Scolforo traçou um panorama geral do verdadeiro “canteiro de obras” que se tornou aquela universi-dade, com obras para todos os lados, construção de pavilhões, instalação de redes de esgoto e águas plu-viais, além de um novo plano viário extremamente moderno, com pistas duplas marginais e um novo a-cesso pela estrada Lavras-Ijaci.
Scolforo destacou também os novos cursos que já estão sendo implantados ou que serão implanta-dos num curto espaço de tempo, dentre eles os de direito, esportes e engenharia ambiental. Disse que a UFLA estará, doravante, recebendo cerca de 1.000 novos alunos por ano e que em pouco tempo passará de 4.000 alunos presenciais para nada menos que algo em torno de 10.000 universitários, sem contar os técnico-administrativos e o corpo docente, que deverá sofrer um expressivo acréscimo. Só de docentes deverão se somar aos mais de 360 atuais, outros 290 professores.
A UFLA hoje já é quase uma cidade dentro da própria cidade de Lavras, por suas avenidas e ala-medas circulam hoje em torno de 12.500 pessoas diariamente. São 600 hectares de área física e 220.000m2 de área construída e que sofrerá nos próximos anos um incrível acréscimo. O orçamento anual da UFLA já gira em torno de R$150 milhões – maior que o do próprio municí-pio – sendo que dessa cifra R$100 milhões são utilizados para a folha de pagamento, ou seja, anualmente, somente a universidade injeta na economia de Lavras, de uma forma quase que direta esta inimaginável soma, sem contar os investimentos que acabam contando com a contratação de mão de obra e compra de insumos (via procedimentos licitatórios) do próprio comércio lavrense. Ao professor José Roberto Soares Scolforo, foi outorgado pelo Rotary Club de Lavras um Certifi-cado de Reconhecimento Rotário pelo caráter, ética, denodo, dedicação e honradez, não só como profes-sor, mas também na condução de suas funções frente à Pró-reitoria de Planejamento e Gestão da Univer-sidade Federal de Lavras.
Geraldo Bertolucci Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário