Pular para o conteúdo principal

PARA ALENCAR E ITAMAR, DECISÃO DE AÉCIO PODE SER REVISTA


Dois dos principais líderes políticos de Minas, o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva (PRB), e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) deram interpretações diferentes para a desistência de Aécio Neves em levar adiante a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Cauteloso, José Alencar assinalou preferir aguardar os desdobramentos dos fatos para avaliar a nova conjuntura política. “Por enquanto não vejo decisão definitiva”, disse Alencar, em referência à carta que o governador mineiro entregou à direção nacional do PSDB. Já Itamar Franco, embora também sem considerar definitiva a decisão de Aécio, afirmou ser ela uma contribuição para a unidade tucana, o que, em sua opinião, lança grande responsabilidade para os líderes paulistas do PSDB. Para José Alencar, a política é dinâmica e ainda é cedo para se apontar os nomes que de fato concorrerão. “A política é muito dinâmica e as candidaturas só se definirão de fato mais para a frente”, disse Alencar. Ao desistir da pré-candidatura à Presidência, Aécio Neves aponta para o Senado, tornando a disputa ainda mais concorrida em Minas.


O próprio Alencar reiterou a disposição em disputar um cargo legislativo. Condicionou a decisão à cura do câncer. “Tudo está indo muito bem e os médicos estão colocando o verbo no passado: havia um câncer no passado”, disse o vice-presidente. “Se Deus me curar poderei levar o meu nome, sim”, acrescenta ele, que vem sendo insistentemente procurado por apoiadores para que concorra no ano que vem ao Senado. Entretanto, Alencar evitou se comprometer com o cargo que disputará. “Confesso que gostaria de disputar uma candidatura para o Legislativo, e não para o Executivo. Ou o Senado ou a Câmara. Sou um homem simples”, disse, não sem antes acrescentar que discutirá com o presidente Lula antes de qualquer decisão. “Sou vice-presidente graças à eleição do Lula.

Não quero tomar nenhuma decisão em Minas antes de trocar ideia com Lula, porque existe o projeto nacional, que obviamente é presidido por ele”.  Uma das vozes mais ativas em defesa da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República em 2010, Itamar Franco disse, em Juiz de Fora, que compreende o sentido do gesto do governador mineiro. Segundo ele, a estratégia de José Serra, de só definir em março o candidato tucano ao Palácio do Planalto, é de alto risco. “Ele está atrasando o partido. Por isso, entendo a atitude do governador”, assinalou.
com Bertha Maakaroun e Ricardo Beghini, do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.