A Autopista Fernão Dias segue a todo vapor com o programa Viva Meio Ambiente. O segundo encontro aconteceu no dia 19 na sede da concessionária, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, mais uma vez com a participação de representantes do setor educativo de nove municípios que cortam a BR-381 de São Paulo a Belo Horizonte. O primeiro passo foi dado em 21 de agosto, quando a coordenadora do programa, Maria José Finardi, realizou um treinamento com os orientadores das noves escolas, que ficaram de passar para os alunos tudo que foi assimilado naquele dia.
E foi exatamente o que aconteceu, como demonstra a professora de Igarapé, na Grande Belo Horizonte, Lucimar Alves Viggiano. Ela trouxe 14 cadernos caprichados com várias atividades relacionadas ao projeto: “Além de usarmos a revistinha do Zé Quest e o material que colhemos no encontro, já fizemos alguns trabalhos dentro da escola, como a transitolândia, concurso de músicas e até mesmo uma passeata educativa,” conta a professora. Ela menciona também a alegria dos alunos nas aulas mais esperadas: “Eles têm prazer com a aula ecológica e sempre perguntam: cadê o caderno de meio ambiente?”. Quando questionada sobre o segundo encontro do Viva Meio Ambiente, Lucimar não tem dúvidas: “Foi ótimo pela troca de experiências, nós trouxemos ideias e estamos levando novas daqui”.
Quem também conta os bons momentos que o programa vem proporcionando é a professora Ana Paula Leal, da escola de Três Corações, no Sul de Minas. Ela dá aulas para Pâmela Ferreira Souza da 7ª série, vencedora do concurso de desenhos do Viva Meio Ambiente, que teve como objetivo estimular a consciência ambiental dos alunos. “A Pâmela é muito quietinha, aplicada; ficou muito feliz com o resultado”, diz. Ana Paula comenta do estímulo do projeto: “Está sendo muito fácil trabalhar com as crianças e vai ser bom continuar, já que o programa tem acompanhamento. As dinâmicas favorecem; eu anoto o que é transmitido nas reuniões e levo para a sala de aula para a criançada, que aceita tudo muito bem. Nós conseguimos envolver o lado humano e trabalhar com eles a reflexão do que é preservar,” conclui.
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário