A partir de agora os galões de água têm prazo de validade. Uma portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que regula o engarrafamento de água no Brasil estipula prazos de validade. Veja alguns exemplos:
Galões produzidos antes de 2004 só valem até 30 de novembro de 2009
Galões produzidos em 2005 valem até 30 de janeiro de 2010
Galões produzidos em 2006 valem até 30 de abril de 2010
Galões produzidos em 2007 somente valem até 30 de junho de 2010
A partir desta data todos os galões terão validade por até três anos.
Segundo o gerente de produção de uma engarrafadora, Wilson Bueno Júnior, o maior risco é com relação à contaminação na área do gargalo do garrafão e também na parte do fundo dos galões. A portaria do DNPM, no entanto, não deixa claro sobre o que deve ser feito com os galões vencidos e nem sobre quem vai arcar com os prejuizos numa eventual troca dos galões.
Alguns empresários estão tomando medidas alternativas. Em uma empresa de Varginha, por exemplo, os galões são lavados e esterilizados.Cada galão custa em média R$ 9 e não pode ser fabricado com material reciclável.A assessoria de imprensa do DNPM informou que uma comissão formada no final de 2009 vai realizar as adequações necessárias à aplicação da lei e que o plástico dos galões pode ser reciclado mas somente para uso em outras finalidades diferentes do envase. A Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral informou que, só em 2009, foram consumidos no país mais de 7,8 bilhões de litros de água mineral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário