Pular para o conteúdo principal

ORIENTAÇÃO DE BOMBEIRO AJUDA MULHER DURANTE O PARTO


Soldado Santana, chama o pequeno Bernardo de “guerreiro”

Com 47 centímetros e pesando 2, 715 quilos, Bernardo não quis saber de esperar até chegar ao hospital para nascer. A mãe, Heloísa do Rosário Santos, de 23 anos, deu a luz ao menino na escada do prédio onde mora com a ajuda do marido e vizinhas, sob a orientação do Soldado Euclídes Santana Júnior do 10º Batalhão Bombeiro Militar (BBM). Segundo Heloísa, o nascimento do bebê estava programado para o dia 10 de janeiro, mas que na madrugada do dia 25, Natal, começou a sentir contrações. Por volta das 07h30 da manhã resolveu tomar banho para poder ir ao hospital. “Foi à conta de eu colocar a toalha no varal e minha bolsa romper”, conta. Heloísa e o marido André moram no quinto andar de um prédio no bairro Planalto e mesmo antes de conseguir chegar ao carro, que estava na garagem, o pequeno Bernardo resolveu nascer.

Valéria e Edilene, vizinhas de Heloísa acionaram o Corpo de Bombeiros e recebendo a orientação do Soldado Santana, realizaram o parto. “Elas foram corajosas, porque se fosse eu, não fazia. A Valéria parecia que já havia feito isto antes”, conta a mãe de Bernardo. Com relação à ajuda do Bombeiro, Heloísa afirma que “o apoio que tive foi do Soldado Santana. Pra mim foi um conforto ter uma pessoa experiente nos ajudando”. O motivo de tanto medo é que no último ultrassom realizado por Heloísa, o bebê aparecia com o cordão umbilical envolvido no pescoço. “Eu pensei que ele (bebê) fosse morrer, mas tudo foi normal. Foi um ótimo presente de Natal”, completa. Para o Soldado Santana, o ano foi fechado com chave de ouro. “Foi um prazer e um orgulho ajudar. Fechei o ano bem e presente nenhum vale tudo isso. Meu ano começou e terminou bem”, afirma. Realmente 2009 vai ser inesquecível para o Soldado Santana.

 Em março de 2009, ele também, por telefone, ajudou a salvar uma criança. O fato ocorreu no bairro Jardim das Acácias, quando a dona de casa Marta de Jesus, 17 anos, foi lavar roupa e colocou o filho em uma piscina plástica próximo ao tanque. Segundo ela, ao se distrair um pouco, Kauan Rynner, que na época tinha 10 meses, se afogou.  Mesmo tirando o garoto imediatamente da piscina, Marta de Jesus notou que o filho não respirava e apresentava a pela azulada devido ao quadro de asfixia. Sem telefone em casa, a mãe começou a gritar. Um dos vizinhos chegou ao local e foi até o telefone público que fica na esquina da casa de Maria.  Aos 24 anos e grávida de oito meses na época, Fernanda da Silva Meira, ligou para o 193. Do outro lado da linha estava o Soldado Santana, que passou todas as orientações de como a vizinha deveria proceder. Assim que foram realizados os procedimentos, a criança desengasgou e recuperou a respiração.
Carina Lelles, G37

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.