Pular para o conteúdo principal

USINA INTEGRA ESFORÇO PARA ''LIMPAR'' MATRIZ ENERGÉTICA



Lula pretende converter as 12 termoelétricas do país para etanol

Juiz de Fora. O presidente Lula manifestou o interesse em converter as 12 usinas termoelétricas em operação no país, que são movidas a óleo diesel, para etanol. O objetivo é reduzir a emissão de poluentes. Ele comentou a possibilidade com o gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Petrobras, Alcides Santoro, durante a visita à usina da empresa em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a primeira a operar com o combustível renovável no país. Alcides explicava para o presidente e para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o funcionamento da usina e o consumo de combustível em relação ao gás natural e ao diesel, quando Lula manifestou o desejo. “Você tem que apresentar no PAC 2 a conversão”.

A usina termoelétrica Juiz de Fora já operava com gás natural e agora vai trabalhar com os dois combustíveis. A planta faz parte do parque gerador da Petrobras. Ela possui duas turbinas com capacidade total de 87 megawatts. (RG)

Palanque
Tom de campanha marca visita do presidente Lula a Minas

Juiz de Fora. Ao lado do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff esteve nesta Terça-Feira em três cidades mineiras. A comitiva presidencial visitou os municípios de Jenipapo de Minas e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e Juiz de Fora, na Zona da Mata – na primeira vinda oficial de Lula a Minas neste ano de eleições. Embora fosse um evento voltado a empresários, a visita à usina termelétrica de Juiz de Fora não deixou de ter um tom político. A maior parte da plateia que se deslocou até a unidade de geração de energia, que fica a cerca de 28 km do centro da cidade, era formada por militantes do PT da região.

Ao entrar no espaço destinado ao evento, Lula foi bastante aplaudido assim como a ministra Dilma. Os ministros Patrus Ananias, Luiz Dulci e José Gomes Temporão também fizeram parte da comitiva. Dilma discursou primeiro. Ela defendeu o etanol como uma das soluções para a redução de emissão de gases do efeito estufa e agora, com a tecnologia apresentada na usina de Juiz de Fora, para a produção de energia agredir o meio ambiente. “O presidente Lula é uma das maiores lideranças nacionais, para não dizer que é a maior. Então tenho certeza que vamos fazer mais. Como? Com esforço”, disse.

Lula falou em seguida e se concentrou na apologia ao uso do etanol. O tom eleitoral coube ao ministro Edison Lobão. Segundo ele, Dilma “promoveu uma revolução administrativa” no governo. (Rafael Gomes/Enviado Especial)

Jequitinhonha
Lula inaugurou ontem uma unidade do Cefet, em Araçuaí, e uma barragem, em Jenipapo de Minas. Em Araçuaí, o prefeito Doutor Aécio (PDT) pediu, em discurso, o asfaltamento de uma rodovia local. Para evitar alguma saia justa, Dilma prometeu a obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...