sábado, 27 de fevereiro de 2010

ACIDENTE NA REPRESA DE ITUTINGA QUASE TERMINA EM TRAGÉDIA

No último dia 29 de janeiro, uma embarcação, com quatro homens, foi tragada pelas turbinas da Usina Hidrelétrica Camargos, em Itutinga, perto de São João del-Rei, administrada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Por sorte, os homens apenas sofreram escoriações no corpo. O susto levou a Cemig a reforçar a orientação, à população, para não atravessar as boias que demarcam a extremidade da represa, devido ao risco de vida.

O acidente
Quatro homens - Hugo de Oliveira, Inácio Batista da Silva, Demerval Sander Junqueira e José Roberto Aguiar Júnior - saíram em um barco no Rio Grande. Eles ultrapassaram os limites de segurança da usina. Segundo a Cemig, esses limites são bem sinalizados, com boias pretas e amarelas e vigias. A embarcação foi, então, tragada pelo vertedouro da usina. José Roberto e Demerval Sander conseguiram pular da embarcação antes que ela fosse tragada. Demerval, curiosamente, é eletricista da Cemig e havia informado, aos amigos, sobre o perigo, mas eles desconsideraram seu comentário. Os dois foram encontrados, pelo motorista da ambulância, sobre a murada da comporta nº. 6, gritando e pedindo socorro. Eles gritavam para avisar que seus amigos tinham sido tragados pela usina. Hugo de Oliveira e Inácio Batista tentaram se salvar nadando, mas a correnteza foi mais forte e eles foram engolidos pela usina. Os amigos sofreram uma queda de 37 metros até o outro lado da barragem, sendo resgatados, sem roupa e com escoriações, pela equipe de segurança da Cemig.

Orientação à população
Ciente do ocorrido, a Cemig pede para a toda a população, principalmente pescadores, não atravessar, por motivo algum, as extremidades de qualquer uma de suas instalações. Segundo comunicado da empresa, apenas o seu pessoal do quadro técnico tem treinamento e autorização para atuar nesses locais.
com Folha das Vertentes

Nenhum comentário: