Pular para o conteúdo principal

LUMINÁRIAS TERÁ ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Nascente que abastece a cidade

O projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Água  (ETA), em Luminárias, no Sul de Minas, esteve aguardando a conclusão de várias etapas para tornar-se realidade. Além da conquista da verba, era necessário garantir a posse da nascente de água cristalina, nem por isso adequada ao consumo sem tratamento, e o fundamental, a outorga da água para a prefeitura. Sem esta licença, nem seria possível apresentar nenhum projeto ao Governo Federal. Luminárias é um dos únicos municípios de Minas Gerais a não receber água tratada, num sistema implantado há décadas. O abastecimento se dá por gravidade através de encanamento muito antigo, direto da nascente que até então era cedida pelo antigo proprietário, Simão Daia Filho. O uso da água é regulamentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e sem essa autorização não é possível usar legalmente a água de uma nascente no Brasil.

Agora, devidamente outorgada, a bela nascente é de Luminárias e credencia o município a receber verbas e convênios para tratamento de água e esgoto. Com a determinação do prefeito Arthur Maia Amaral (PT), os engenheiros aceleram o projeto de construção da estação a partir desta semana, depois da transferência da escritura do terreno onde, além da nascente, existe uma cachoeira totalmente preservada. Desde 2007 há verba para tratamento de água em Luminárias, em 2008 essa verba foi acrescida de mais R$350 mil, e o próprio prefeito cadastrou mais de 2 milhões de reais para a obra que, além de beneficiar a população com a água tratada, vai devolver à natureza os rios limpos através de tratamento do esgoto da cidade, na segunda fase do projeto. Trata-se do maior investimento individual da história de Luminárias.

A independência da cidade com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) é notável, posto que a obra e administração destes serviços ficam totalmente dentro do município, assegurando custos muito menores, em política aprovada pela Câmara Municipal e a participação popular.  As verbas foram conquistadas através das articulações de Arthur Maia em Brasília e provém do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O PAC é um programa do governo brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas e que tem como objetivo, como o nome diz, acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até o final de 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...