Pular para o conteúdo principal

NOVA SEDE DO GOVERNO DE MINAS IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A inauguração da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves reafirma o retorno de Belo Horizonte à sua vocação original de cidade planejada. A nova sede do Governo de Minas será, sem dúvida, um dos mais importantes instrumentos indutores do desenvolvimento econômico e social na região norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e municípios vizinhos.

Novos empreendimentos – O Vetor Norte, mesmo com localização privilegiada, acesso aos principais eixos rodoviários e proximidade do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, apresenta baixos índices socioeconômicos. A partir da inauguração da Cidade Administrativa, a expectativa é induzir a implementação de novos investimentos públicos e privados, com a geração massiva de empregos, trazendo mais oportunidades e melhores condições de vida para a população. Para garantir todo esse desenvolvimento o governo estadual e os municípios de sua área de influência direta buscam aperfeiçoar suas legislações de uso do solo a partir de estudos específicos. Em Pequim, capital da China, o entorno do seu aeroporto internacional se constitui um dos maiores vetores de desenvolvimento do país, já respondendo por mais de 12% da formação do PIB de sua Região Metropolitana.

A Copa e as Olimpíadas podem ser o trunfo para acelerar os investimentos no Vetor Norte. Em Minas, no entanto, o projeto de expansão do aeroporto internacional e de todo o seu entorno antecede a esses eventos. Atenas, quando foi sede das Olimpíadas, partiu da reforma de seu aeroporto para planejar todo o desenvolvimento da região de sua área de influência. Hoje é considerada um dos maiores centros de distribuição de produtos para a região do Mediterrâneo. É exatamente isso o que se espera para o aeroporto internacional Tancredo Neves e para o Vetor Norte. Até 2025 o tráfego aéreo deve triplicar no mundo. A expectativa é de que até 2018, 65% de todo o comércio mundial, em valor, utilizem aviões nas grandes distâncias. Nesse novo cenário, os países terão que investir pesado em uma nova plataforma de logística avançada e nova infraestruturas de mobilidade das pessoas, hotelaria e centros de feiras e convenções. Todo esse planejamento para o entorno do aeroporto e da Cidade Administrativa vão mudar o perfil da ocupação da região e de toda a economia do vetor norte, criando massivamente novos postos de trabalhos mais qualificados.

Segurança – O desenvolvimento social também é o foco do Governo de Minas para o Vetor Norte. Recentemente, foram inauguradas as sedes da 56ª e da 68ª Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que ficam em Santa Luzia e Vespasiano, municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, próximos à Cidade Administrativa. O investimento foi de R$ 5,1 milhões.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.