Pular para o conteúdo principal

SÃO JOÃO CELEBRA 100 ANOS DE TANCREDO

O centenário de nascimento de Tancredo Neves será celebrado com uma série de eventos em São João del-Rei. Inaugurações, estreias de espetáculos e lançamentos farão parte das comemorações que começam na próxima segunda-feira, 1º de março, e se estenderão até o dia 21 de abril. No dia 1º de março o Governo Federal lança um selo comemorativo do centenário. O evento acontece no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e contará com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do governador Aécio Neves (PMDB). Na quarta-feira, 3 de março, será a vez do Congresso Nacional homenagear Tancredo Neves com a realização de uma sessão solene proposta pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB).

São João del-Rei também ganha vários presentes com a celebração da data e começa as comemorações na próxima quinta-feira, 4 de março, com a reinauguração do Memorial Tancredo Neves. Planejado pelo museólogo e curador Marcello Dantas, a revitalização do espaço dará um tratamento de narrativa contemporânea. “Quer dizer, vamos contar a história de Tancredo com o olhar de hoje usando interatividade, recursos audiovisuais e elementos cenográficos. Vamos valorizar a memória de Tancredo utilizando a língua dos jovens. Essa é a principal mudança filosófica do museu”, disse.

Quem visitar o Memorial vai poder ver as origens do primeiro presidente civil após o Golpe de 1964, o seu papel político aliado a sua capacidade de dialogar, o movimento das Diretas Já, a dor de Tancredo com a doença, a dor coletiva do país com sua morte. Além disso, no acervo ainda consta uma sala com a máscara mortuária de Tancredo protegida por uma piscina de água que reflete suas palavras e pensamentos projetados pelas paredes da sala. O percurso termina com a sala Post Scriptum onde estarão expostas a carta do Papa, as manchetes dos jornais com a notícia da morte de Tancredo e depoimentos como de Ferreira Gullar e outros intelectuais após a tragédia. Dois vídeos de Silvio Tendler também irão integrar o percurso do Memorial. No decorrer do espaço as pessoas irão interagir com a história de um dos principais protagonistas da implantação da democracia no país.
com Gazeta de São João Del Rei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.