As comunidades rurais de agricultores familiares dos municípios mineiros de Muriaé, Espera Feliz, Laranjal, Palma e Tombos vão receber, pela primeira vez, as bibliotecas do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). As atividades de capacitação de agentes de leitura e de entrega das bibliotecas foram organizadas pela Delegacia do MDA em Minas Gerais e vão acontecer nesta quinta e sexta-feira. Amanhã, à partir das 9 h, cinco comunidades rurais dos municípios de Muriaé, Laranjal e Palma receberão suas bibliotecas em solenidade no Horto Florestal de Muriaé, onde também serão capacitados os agentes de leitura. No mesmo dia, às 15h, será a vez do município de Tombos receber suas bibliotecas rurais em solenidade na Secretaria Municipal de agricultura. O município de Espera Feliz receberá cinco bibliotecas no dia 26 de março, às 9h, no Educandário Sacramentino de Nossa Senhora.
Para cuidar das bibliotecas nas comunidades, serão capacitados agentes de leitura – dois moradores de cada comunidade. Eles são selecionados durante consulta popular e trabalham voluntariamente com técnicas de incentivo à leitura, empréstimo de livros e ampliação dos acervos. Arca das Letras em Minas Gerais: Minas Gerais é o quarto estado brasileiro em número de bibliotecas rurais implantadas, com mais de 52 mil famílias atendidas e mais de 100 mil livros distribuídos. Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras já implantou mais de 7 mil bibliotecas rurais no País, ultrapassando a distribuição de 1,8 milhão de livros para mais de 780 mil famílias. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação rural. O acervo é escolhido pelos próprios leitores e conta com obras de literatura infantil, saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar. São parceiros nacionais do Programa o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana também apoiam a difusão do livro e da leitura no campo.
Programação:
25 de março de 2010 –
Muriaé: 09 hs: Capacitação dos Agentes de Leitura, solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura das Comunidades Santa Izabel, São Mateus e São João do Glória do município de Muriaé, Córrego Alegre, do município de Palma e Comunidade Laranjal do município de Laranjal.
Local: Horto Florestal – Bairro Gáveado Portal Click
Nenhum comentário:
Postar um comentário