Pular para o conteúdo principal

ARCA DAS LETRAS CHEGA A MURIAÉ E MAIS 4 CIDADES

As comunidades rurais de agricultores familiares dos municípios mineiros de Muriaé, Espera Feliz, Laranjal, Palma e Tombos vão receber, pela primeira vez, as bibliotecas do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). As atividades de capacitação de agentes de leitura e de entrega das bibliotecas foram organizadas pela Delegacia do MDA em Minas Gerais e vão acontecer nesta quinta e sexta-feira. Amanhã, à partir das 9 h, cinco comunidades rurais dos municípios de Muriaé, Laranjal e Palma receberão suas bibliotecas em solenidade no Horto Florestal de Muriaé, onde também serão capacitados os agentes de leitura. No mesmo dia, às 15h, será a vez do município de Tombos receber suas bibliotecas rurais em solenidade na Secretaria Municipal de agricultura. O município de Espera Feliz receberá cinco bibliotecas no dia 26 de março, às 9h, no Educandário Sacramentino de Nossa Senhora.

Para cuidar das bibliotecas nas comunidades, serão capacitados agentes de leitura – dois moradores de cada comunidade. Eles são selecionados durante consulta popular e trabalham voluntariamente com técnicas de incentivo à leitura, empréstimo de livros e ampliação dos acervos. Arca das Letras em Minas Gerais: Minas Gerais é o quarto estado brasileiro em número de bibliotecas rurais implantadas, com mais de 52 mil famílias atendidas e mais de 100 mil livros distribuídos. Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras já implantou mais de 7 mil bibliotecas rurais no País, ultrapassando a distribuição de 1,8 milhão de livros para mais de 780 mil famílias. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação rural. O acervo é escolhido pelos próprios leitores e conta com obras de literatura infantil, saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar. São parceiros nacionais do Programa o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana também apoiam a difusão do livro e da leitura no campo.

Programação:
25 de março de 2010 –
Muriaé: 09 hs: Capacitação dos Agentes de Leitura, solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura das Comunidades Santa Izabel, São Mateus e São João do Glória do município de Muriaé, Córrego Alegre, do município de Palma e Comunidade Laranjal do município de Laranjal.
 Local: Horto Florestal – Bairro Gávea
do Portal Click

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.