Pular para o conteúdo principal

NOVA SEDE DO GOVERNO DE MINAS INOVA EM SUSTENTABILIDADE

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do Governo de Minas, será a única no Brasil com características de sustentabilidade. Todos os edifícios da nova sede possuem sistemas inteligentes para economizar recursos naturais.

Energia elétrica – Para evitar o desperdício, são usados sensores fotossensíveis, que controlam o acendimento de luzes de acordo com a presença de pessoas no ambiente. Os 60 elevadores dos prédios onde ficam as secretarias são controlados por uma central automatizada que racionaliza o uso de acordo com a demanda. Os “elevadores inteligentes” são usados em todo o complexo: o usuário indica o andar ainda fora do veículo, cabendo ao sistema determinar qual elevador irá ao andar desejado.

Ar condicionado - Alimentado por uma central de água gelada, o sistema de ar condicionado da Cidade Administrativa tem capacidade de gerar aproximadamente oito mil toneladas de ar refrigerado por hora. O ar condicionado é controlado por um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessária-mente. Além disso, a fachada dos prédios é revestida com vidro de máximo desempenho, que propicia a redução de gastos com refrigeração.

Água - O sistema de esgoto sanitário a vácuo possibilita a redução de 80% do consumo de água em relação à descarga convencional e elimina o desperdício de 55 mil litros por dia. Além disso, haverá coleta de água de chuva para irrigar os jardins. A água que infiltra no solo vai alimentar as duas lagoas existentes na sede do governo, as nascentes e os lençóis freáticos. As lagoas funcionarão como reservatórios naturais.

Preservação da área verde - Será criado o Parque Estadual Serra Verde, o segundo maior da cidade, localizado em uma área rica em nascentes, animais e espécies vegetais. O parque que será gerido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), está em uma das regiões da sub-bacia do Rio das Velhas e abriga diversas nascentes de água doce, fundamentais para o abastecimento do território.

Móveis - Os móveis licitados foram confeccionados com madeiras certificadas de reflorestamento. Estima-se que para a produção dos itens mobiliários licitados, mais de 1450 árvores foram poupadas com a utilização de madeiras certificadas de reflorestamento com selo FSC.

Coleta seletiva – Ao lado de cada estação de trabalho, há lixeiras coloridas para a coleta seletiva, permitindo que o lixo seja selecionado já na origem.

Acessibilidade - O projeto arquitetônico da Cidade Administrativa cumpre todos os critérios de acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Os espaços, edificações, mobiliário e equipamentos atendem totalmente aos requisitos legais de acessibilidade contidas na legislação dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.

Entre os parâmetros do projeto para contemplação e inclusão desse público estão:
Do total de vagas, 2% são reservadas para os portadores de necessidades especiais, ou para quem os transporta. Está assegurada, no mínimo, uma vaga em locais próximos à entrada principal ou ao elevador, de fácil acesso à circulação de pedestres. Rampas próximas às vagas reservadas para portadores de necessidades especiais e em todos os acessos aos prédios com inclinação adequada (8,33%), corrimões em ambos os lados e com patamares do início ao final das rampas. Rampa de acesso ao auditório com guarda-corpo de altura mínima de 105 centímetros e corrimões em ambos os lados.

Desenvolvimento Social – Foram realizadas reuniões com a comunidade, Câmara de Vereadores, igreja, associação comunitária e também foi criado o Centro de Referência do Cidadão, que desenvolve ações culturais, de comunicação e educação ambiental. No apoio ao desenvolvimento sustentável do Vetor Norte, o Estado criou a agência metropolitana para acompanhar, fiscalizar e normatizar o uso do solo. O crescimento planejado impedirá, inclusive, ocupações irregulares. Com a inauguração da Cidade Administrativa, haverá ainda a otimização do metrô, o que diminui a emissão de gases e combustível.
com assessoria

Comentários

Thiago disse…
Achei incrível o post. Serve de exemplo para o Brasil inteiro, que precisa se preoucupar mais com o meio ambiente. Sei também que a Cemig é presença constante no Índice Dow Jones de Sustentabilidade...parabéns ao Governo de Minas.
Nathalia disse…
Linda a nova sede do Governo de Minas...em breve vou lá conferir de perto!!!

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...