quinta-feira, 8 de abril de 2010

CORTE DE EMENDAS PODE TRAVAR EXPANSÃO DA UFLA

A expansão do ensino superior e a ampliação da infra-estrutura da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e mais universidades em 15 cidades mineiras é uma das principais ações do governo federal em Minas Gerais adiadas por causa do corte de R$ 21,8 bilhões no orçamento deste ano, anunciado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Além da federal de Lavras, em Belo Horizonte, Divinópolis, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Ouro Preto, Rio Paranaíba, São João Del-Rei, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha, os projetos das universidade terão que ser adiados. Mais de R$ 50 milhões previstos para o investimento em pesquisa não serão aplicados, assim como R$ 70,3 milhões que seriam destinados ao ensino técnico no estado. A aquisição de equipamentos e material para projetos de inclusão digital em Minas Gerais foi afetada em R$ 34,2 milhões. A Ufla já havia apresentado proposta para instalação de campi em Caxambu, São Sebastião do Paraíso e Boa Esperança, além das metas de expansão do campus de Lavras.

Todas as emendas parlamentares apresentadas pelas comissões e pelas bancadas estaduais entraram no contigenciamento, que visa garantir o cumprimento da meta de superávit primário equivalente a 3,3% do PIB neste ano. Apenas as emendas individuais serão poupadas. Com isso, Minas Gerais perde R$ 1,58 bilhão em investimentos previstos nas emendas da bancada mineira. A medida significa um corte de quase 70% do valor das emendas parlamentares que beneficiariam Minas Gerais. O orçamento previa o investimento de R$ 2,2 bilhões no estado por iniciativa dos deputados, mas apenas R$ 682,3 milhões estão garantidos. Quando anunciou o corte, o maior do governo Lula, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, informou que os investimentos dos ministérios da Educação e Saúde não seriam afetados. No entanto, a análise do conteúdo das emendas que não serão pagas mostra que essas áreas são justamente as mais afetadas pelo corte em Minas, ao lado do investimento em rodovias.

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