A maior estátua do Cristo do planeta agora fica em Minas Gerais. A imagem, de 39,5 metros de altura, construída em Elói Mendes, no Sul de Minas, a 328 quilômetros de Belo Horizonte, desbancou o famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro. O símbolo carioca, de 30 metros de altura e oito metros de base, acaba de perder o posto para a réplica mineira, que deve ser inaugurada em 2011, quando Elói Mendes completará 100 anos. Apesar de pequeno, o município de 23 mil habitantes pretende virar atração turística mundial. Às margens da BR-491, a imagem do Cristo de Elói Mendes, com os braços abertos, é fácil de ser visualizada e chama a atenção pela grandiosidade. O monumento de 39,5 metros de altura e oito metros de base tem 500 toneladas, começou a ser construído em 2006 e acaba de ficar pronto. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a obra custou cerca de R$ 500 mil.
O prefeito Natal Cadorini (PDT) conta que a ideia surgiu quando moradores da cidade, principalmente os religiosos, começaram a fazer um movimento para que fosse construído o monumento. Alguns líderes da comunidade e da prefeitura escolheram como local uma das áreas mais altas da cidade e o proprietário fez a doação de parte das terras. “No orçamento do primeiro projeto, prevíamos a construção de uma estátua de 25 metros. Ao visitar o Cristo do Rio de Janeiro, chegamos à conclusão de que poderíamos fazer um maior do que ele”, disse.
Passarela
Esculpida por um artista cearense, a obra revela alguns detalhes, como o formato das vestes, do rosto, da barba e das mãos da estátua mineira, que são bem diferentes do Cristo carioca. Outra novidade é que os turistas poderão andar dentro da imagem, algo que no Cristo do Rio não se pode fazer. Uma escada levará as pessoas até a cabeça da imagem. Os responsáveis pela construção ainda pretendem instalar uma passarela nos braços do monumento, por onde os visitantes que gostam de altura poderão visualizar a cidade do alto e fazer fotografias. O enfoque religioso da estátua também se transformou em atração turística. Todos os dias, vários visitantes passam pelo local para conhecer de perto o Cristo mineiro. Além da imagem, já foram finalizadas as obras dos banheiros, que ficarão na parte térrea. No segundo andar será instalado um restaurante, que oferecerá acesso à escada para subir na estátua. Ao redor do Cristo será construída uma área de lazer, com academia pública e um parque para as crianças. De acordo com o prefeito, a inclusão de mais essas obras está orçada em mais R$ 300 mil.
O Cristo não deve ser a única obra de destaque na pacata Elói Mendes. Segundo o prefeito, cada trevo de acesso pode ganhar um símbolo de atração de turistas. Estão em fase de aprovação os projetos de grandes estátuas em homenagem ao café, produto que move a economia local, e outra em homenagem ao Espírito Santo. Há também o projeto da imagem de uma mutuca, mosquito que já deu nome à cidade.
Beleza nos morros
Outros municípios do Sul de Minas também se destacam por ter grandes réplicas do Cristo Redentor. Em Pouso Alegre, a estátua de 33 metros de altura fica a 1,2 mil metros de altitude e foi inaugurada em 2000. A imagem, construída em armações de ferro e concreto, pode ser visualizada de todas as partes da cidade. A atual estátua é a segunda a ser colocada no local. Antes, havia outra que caiu em 30 de outubro de 1999. Depois da queda, foi solicitada a construção de uma nova estátua e a reformulação da base para sustentação. O Cristo de Poços de Caldas é o cartão-postal da cidade. Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 metros acima do nível do mar, o monumento tem 16 metros de altura e foi inaugurado em 1958.
por Patrícia Rennó, do Estado de Minas
3 comentários:
Em Verdade vos informo meus nobres leitores.
O Monumento em homenagem ao Cristo Redentor, foi uma jogada de mestre do Prefeito Natal.
Digo isso, Pois a bela e pacata cidade de Eloi Mendes, ficara mais rica em turismo, gerando desenvolvimento social e econômico para pequena perola do Sul de Minas (Eloi Mendes).
O Gigante em questão deve ser aplaudido e elogiado, pois sua imponência ficara guardada na memória de quem ao menos passar por ele.
Não é pelo fato de existir uma imagem do Cristo Redentor na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que não possa existir outra. Venhamos e convenhamos existes muitas estatuetas de Nossa Senhora, Buda, e outros espalhados por todo mundo.
Porque não seria possível, mais de uma Imagem em homenagem ao Senhor Onipotente.
Somos monoteístas, e se formos colocar uma imagem protetora que seja do Cristo Redentor.
Conheça o portal oficial do município e saiba um pouco mais sobre o Cristo
Samuel Vilas Boas
Depois que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro já foi construído a 80 anos é fácil fazer um maior.
Falta colocar placas orientando como chegar no Cristo.
Postar um comentário