segunda-feira, 10 de maio de 2010

ESPORTE, DISCIPLINA E PARTICIPAÇÃO

A mais importante competição esportiva interna dentro da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, nas Vertentes, já tem data marcada para este ano. A competição troféu “Lima Mendes” será aberta oficialmente às 2 horas e 15 minutos da tarde do dia 14, pelo comandante da instituição, brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat do Santos, ex-aluno da escola. O evento tem como objetivo estimular a sã camaradagem entre os integrantes dos três esquadrões da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Nesta competição os alunos travam acirradas disputas em 9 modalidades: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Natação, Xadrez, Judô, Tiro, Esgrima e participação dos alunos. Alegres e entusiasmados, mas acima de tudo respeitando os adversários, e colocando em plano superior a disciplina, uma das regras básicas dentro de uma instituição militar, quase 600 alunos distribuídos em 3 esquadrões (1º, 2º e 3º anos) estão preparados para uma disputa acirrada durante 7 dias de competições.

“Dentro do programa de formação militar de nossos alunos a parte física-desportiva é um dos objetivos nesta competição que tem por meta a confraternização entre os 3 esquadrões”, explica o Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Valdir Eduardo Codinhoto. O oficial lembra que os portões da Epcar estarão sempre abertos para receber a população, especialmente durante os dias das competições. Como estímulo e exemplo aos atletas da “Lima Mendes”, Codinhoto lembra que vários atletas que passaram pela “Lima Mendes” se destacaram em várias modalidades esportivas a nível nacional. A primeira competição será a partida de Futebol entre o 1º Esquadrão x 2º Esquadrão às 3 da tarde, em seguida á abertura oficial. A “Lima Mendes” termina na manha do dia 20 de Maio quando a tocha Olímpica será apagada por um aluno escolhido pelos seus méritos e competência.

Justa Homenagem
O troféu “Lima Mendes” foi instituído em 21 de maio de 1951, em homenagem ao tenente-aviador Pedro de Lima Mendes, que iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Porto Alegre, passando pela Escola de Realengo e transferindo-se para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, como cadete-do-ar. Durante a II Guerra Mundial, na Itália, integrou o 1º Grupo de Aviação de Caça (Gavca), como 2º tenente-aviador, tendo demonstrado um comportamento de arrojo e bravura. Executou 95 missões de guerra sem ser atingido pela artilharia anti-aérea alemã. Em 30 de junho de 1947, às 16h, ao executar um peel-off, na cabeceira norte da Base Aérea de Santa Cruz pilotando um T-6, chocou-se com seu ala, não conseguindo saltar de pára-quedas, vindo a falecer.
por Luiz Lúcio, do Barbacena News

Nenhum comentário: