Pular para o conteúdo principal

ESPORTE, DISCIPLINA E PARTICIPAÇÃO

A mais importante competição esportiva interna dentro da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, nas Vertentes, já tem data marcada para este ano. A competição troféu “Lima Mendes” será aberta oficialmente às 2 horas e 15 minutos da tarde do dia 14, pelo comandante da instituição, brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat do Santos, ex-aluno da escola. O evento tem como objetivo estimular a sã camaradagem entre os integrantes dos três esquadrões da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Nesta competição os alunos travam acirradas disputas em 9 modalidades: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Natação, Xadrez, Judô, Tiro, Esgrima e participação dos alunos. Alegres e entusiasmados, mas acima de tudo respeitando os adversários, e colocando em plano superior a disciplina, uma das regras básicas dentro de uma instituição militar, quase 600 alunos distribuídos em 3 esquadrões (1º, 2º e 3º anos) estão preparados para uma disputa acirrada durante 7 dias de competições.

“Dentro do programa de formação militar de nossos alunos a parte física-desportiva é um dos objetivos nesta competição que tem por meta a confraternização entre os 3 esquadrões”, explica o Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Valdir Eduardo Codinhoto. O oficial lembra que os portões da Epcar estarão sempre abertos para receber a população, especialmente durante os dias das competições. Como estímulo e exemplo aos atletas da “Lima Mendes”, Codinhoto lembra que vários atletas que passaram pela “Lima Mendes” se destacaram em várias modalidades esportivas a nível nacional. A primeira competição será a partida de Futebol entre o 1º Esquadrão x 2º Esquadrão às 3 da tarde, em seguida á abertura oficial. A “Lima Mendes” termina na manha do dia 20 de Maio quando a tocha Olímpica será apagada por um aluno escolhido pelos seus méritos e competência.

Justa Homenagem
O troféu “Lima Mendes” foi instituído em 21 de maio de 1951, em homenagem ao tenente-aviador Pedro de Lima Mendes, que iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Porto Alegre, passando pela Escola de Realengo e transferindo-se para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, como cadete-do-ar. Durante a II Guerra Mundial, na Itália, integrou o 1º Grupo de Aviação de Caça (Gavca), como 2º tenente-aviador, tendo demonstrado um comportamento de arrojo e bravura. Executou 95 missões de guerra sem ser atingido pela artilharia anti-aérea alemã. Em 30 de junho de 1947, às 16h, ao executar um peel-off, na cabeceira norte da Base Aérea de Santa Cruz pilotando um T-6, chocou-se com seu ala, não conseguindo saltar de pára-quedas, vindo a falecer.
por Luiz Lúcio, do Barbacena News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.