Pular para o conteúdo principal

MPF PROÍBE LOTEAMENTO EM FURNAS

O empreendimento foi planejado para ser construído em área de Mata Atlântica, a menos de 100 metros do entorno do lago

O Ministério Público Federal (MPF), em Passos, no Sudoeste de Minas, recomendou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) que não autorize a supressão de vegetação necessária à implantação do loteamento Marinas Portobello às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, no município de Capitólio. O empreendimento está sendo realizado pela empresa Medina Construções e Empreendimentos, em área de preservação permanente onde é proibida a edificação, porque localizada em zona rural, a menos de cem metros do entorno de reservatório artificial.

De acordo com o MPF, a SUPRAM Alto São Francisco opinou indevidamente pela concessão de licença prévia e de instalação do empreendimento, com base em lei estadual cuja constitucionalidade está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República. A Lei Estadual no. 18.023, de 09.01.2009, editada pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), alterou o art. 10 da Lei 14.309/02, reduzindo a área de proteção de APP no entorno de reservatórios hidrelétricos de 100 para 30 metros.

Para o MPF, a lei mineira, além de inconstitucional, é inaplicável aos rios federais e respectivas margens (no caso, o Rio Grande), porque o Estado-membro não pode reduzir e tornar incongruente a proteção de bem da União. Por sinal, a inconstitucionalidade da lei foi reconhecida inclusive pela Advocacia-Geral da União, que já se manifestou pela procedência do pedido feito na ação que tramita no STF. No caso do Marinas PortoBello, a área em que se pretende instalar o loteamento ainda pertence ao bioma Mata Atlântica, área de preservação ecológica protegida por legislação federal específica onde é expressamente proibido o parcelamento do solo.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.