Pular para o conteúdo principal

MP ITINERANTE VISITARÁ CIDADES DO SUL DE MINAS

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou, na manhã de terça-feira, 4, o projeto MP Itinerante. O procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, e o ouvidor do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão, apresentaram o projeto para a imprensa e convidados. O objetivo do projeto é divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos. Para tanto, uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público percorrerá cerca de 40 municípios mineiros.

Segundo o procurador-geral de Justiça, o MP Itinerante resgata, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. "Ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram - e são - mais caros. Hoje, reconhecido como sólido instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém nos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas."

Em cada localidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes será montada em locais públicos, como parques e praças. A população poderá assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também serão distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão. De acordo com Mauro Flávio Brandão, pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) demonstra que 86% da população brasileira confia plenamente na Instituição, mas apenas 35% dizem conhecê-la. "É dessa percepção do desconhecimento do cidadão sobre a atuação do promotor de Justiça que surge o MP Itinerante que, se não é original, vai atender a necessidade de mostrar o Ministério Público mineiro à população".

Roteiro programado
O MP Itinerante visitará os seguintes municípios: Teófilo Otoni, Araçuaí, Rio Pardo de Minas, Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Paracatu e Unaí ainda em maio; Ituiutaba, Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Patrocínio, Patos de Minas, Divinópolis, Lavras e Pouso Alegre em junho; Varginha, São Lourenço, Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Manhuaçu, Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga e Itabira em julho; Capelinha, Diamantina, Curvelo, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves e Betim em agosto; Contagem, Santa Luzia e Belo Horizonte em setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...