sexta-feira, 7 de maio de 2010

MP ITINERANTE VISITARÁ CIDADES DO SUL DE MINAS

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou, na manhã de terça-feira, 4, o projeto MP Itinerante. O procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, e o ouvidor do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão, apresentaram o projeto para a imprensa e convidados. O objetivo do projeto é divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos. Para tanto, uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público percorrerá cerca de 40 municípios mineiros.

Segundo o procurador-geral de Justiça, o MP Itinerante resgata, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. "Ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram - e são - mais caros. Hoje, reconhecido como sólido instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém nos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas."

Em cada localidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes será montada em locais públicos, como parques e praças. A população poderá assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também serão distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão. De acordo com Mauro Flávio Brandão, pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) demonstra que 86% da população brasileira confia plenamente na Instituição, mas apenas 35% dizem conhecê-la. "É dessa percepção do desconhecimento do cidadão sobre a atuação do promotor de Justiça que surge o MP Itinerante que, se não é original, vai atender a necessidade de mostrar o Ministério Público mineiro à população".

Roteiro programado
O MP Itinerante visitará os seguintes municípios: Teófilo Otoni, Araçuaí, Rio Pardo de Minas, Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Paracatu e Unaí ainda em maio; Ituiutaba, Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Patrocínio, Patos de Minas, Divinópolis, Lavras e Pouso Alegre em junho; Varginha, São Lourenço, Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Manhuaçu, Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga e Itabira em julho; Capelinha, Diamantina, Curvelo, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves e Betim em agosto; Contagem, Santa Luzia e Belo Horizonte em setembro.

Nenhum comentário: