Pular para o conteúdo principal

PAULO FALA EM ENTREVISTA SOBRE REFORMA POLÍTICA

O deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB) concedeu entrevista em que falou sobre a necessidade da reforma política para a sociedade brasileira:

Qual a importância da reforma política para a sociedade brasileira?
A reforma política interessa à sociedade na medida em que esta deseja ser representada com o máximo possível de autenticidade. O que funciona atualmente no Brasil é um sistema eleitoral que permite grande distanciamento entre eleitores e eleitos, com evidentes prejuízos para os primeiros, que não se sentem representados nem vêem seus interesses defendidos ou debatidos. O sistema político brasileiro coloca em esferas diferentes de atuação a sociedade e as casas legislativas, as quais só de vez em quando já entram em sintonia.

Quais são os pontos estruturais da Reforma Política (reforma eleitoral, voto distrital, financiamento público, fidelidade partidária)? Quais o senhor considera essenciais?
O ponto principal de uma reforma política é a aproximação do eleitor com o eleito. A partir desse principio não é difícil identificar o sistema distrital misto como o mais adequado à realidade brasileira.

Qual a importância do financiamento público e a moralização da política brasileira? Qual a sua visão acerca do financiamento público?
Temo que o financiamento público das campanhas políticas venha a criar uma distorção grave. No caso de candidatos que já dispunham de grandes recursos financeiros próprios, o financiamento público seria uma ajuda do contribuinte ao aumento do dinheiro destinado a eleição. A competição ficaria ainda mais injusta.

Com a reforma política é possível criar mecanismos de participação da sociedade nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário?
É possível, com a reforma política, criar mecanismos de participação da sociedade nos poderes legislativo e executivo. Não digo no judiciário, que deve se manter à distância de influências ocasionais da opinião pública e que por isso exige reflexão bem mais atenta. Quanto ao legislativo e ao executivo basta dizer que o deputado, representando um círculo geograficamente definido, como o distrito eleitoral, tem que manter com a sociedade local diálogo permanente, que envolve também ouvir sugestões, debater idéias e prestar contas. Esse sistema importa em manter aberto um canal permanente de participação.

Como pautar o debate da participação e controle social no processo de discussão da reforma política?
Esta é uma questão permanentemente adiada. Tivemos praticamente assegurada a maioria parlamentar para aprovar o voto em lista, que podia não ser a solução ótima, porém romperia a atual situação, ancorada no sistema proporcional, condenado quase por unanimidade. O PSDB, no momento da votação da reforma, preferiu retirar seu apoio por preferir o voto distrital. Acabamos não tendo nenhum dos dois, pois faltou número para aprovar a lista e o PSDB não se empenhou na adoção do voto distrital. Do modo como se encontram as coisas a reforma política somente se fará sob uma liderança política muito forte, hoje inexistente.

O deputado já expressou sua opinião sobre a reforma política em discurso na Câmara dos Deputados, sendo bastante elogiado em apartes durante o pronunciamento:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...