Pular para o conteúdo principal

TP SE UNE PARA COMBATER AUMENTO NO ABUSO DE DROGAS

O aumento nas ocorrências envolvendo drogas em Três Pontas, no Sul de Minas nos últimos meses despertou em toda população uma preocupação gritante: o conseqüente aumento também no consumo. Cientes da ação perturbadora deste mal em nossa cidade, os vereadores participaram na quinta-feira, dia 15, no plenário da Câmara, de uma Audiência Pública sobre o uso de drogas e álcool, principalmente por menores no município. Promovido pelo próprio Legislativo, o encontro reuniu secretários, presidentes de associações de moradores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, membros de segmentos voltados ao combate ao uso de drogas e também com a participação do comandante da Polícia Militar, Capitão Marcos Antônio da Silva. Uma das ausências lamentadas publicamente pelo vereador José Henrique Portugal, que presidiu a audiência foi do Conselho Tutelar, que mesmo convidado, não justificou ou mandou representante.

Após as apresentações oficiais, Portugal abriu espaço para que o enfermeiro-chefe da Unidade de Saúde do Bairro Catumbi, Heleno dos Santos, explanasse sobre a situação do uso de drogas em Três Pontas. Com dados substanciais e demonstrando conhecimento do assunto, o profissional destacou que o ideal é a prevenção, já que no atual sistema implantado no Brasil hoje, somente 10% dos usuários que são submetidos a tratamento se recupera, enquanto os 90% restantes voltam a se drogar. Além de elogiar a iniciativa da Câmara, Heleno se colocou à disposição para ajudar nesta luta contra o chamado mal do século.

Antes de iniciar os debates, o capitão Marcos ministrou palestra sobre o tema e por mais de uma hora, usando recursos audiuovisuais, apresentou dados a respeito do número de apreensões de drogas na cidade, as ações da PM neste sentido e as vantagens do Proerd, programa que orienta crianças e adolescentes nas escolas e que tem atendido mais de mil estudantes anualmente em instituições de ensino particulares, estaduais e municipais. Considerada crucial dentro da audiência, a apresentação do comandante esclareceu a situação em nosso município, despertando ainda mais o interesse de todos em colaborar no trabalho de prevenção. Com o objetivo de ouvir as opiniões dos convidados, o presidente abriu espaço para que todos falassem. Com os depoimentos em Ata, que posteriormente será enviada às demais autoridades, Portugal afirmou que o tema é muito abrangente e merece atenção especial, para tanto, agendou para a última quinta-feira de cada mês, uma nova audiência abordando o uso de drogas e álcool em Três Pontas. O próximo encontro será no dia 27 de maio, às 19 horas na Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...