Pular para o conteúdo principal

TP SE UNE PARA COMBATER AUMENTO NO ABUSO DE DROGAS

O aumento nas ocorrências envolvendo drogas em Três Pontas, no Sul de Minas nos últimos meses despertou em toda população uma preocupação gritante: o conseqüente aumento também no consumo. Cientes da ação perturbadora deste mal em nossa cidade, os vereadores participaram na quinta-feira, dia 15, no plenário da Câmara, de uma Audiência Pública sobre o uso de drogas e álcool, principalmente por menores no município. Promovido pelo próprio Legislativo, o encontro reuniu secretários, presidentes de associações de moradores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, membros de segmentos voltados ao combate ao uso de drogas e também com a participação do comandante da Polícia Militar, Capitão Marcos Antônio da Silva. Uma das ausências lamentadas publicamente pelo vereador José Henrique Portugal, que presidiu a audiência foi do Conselho Tutelar, que mesmo convidado, não justificou ou mandou representante.

Após as apresentações oficiais, Portugal abriu espaço para que o enfermeiro-chefe da Unidade de Saúde do Bairro Catumbi, Heleno dos Santos, explanasse sobre a situação do uso de drogas em Três Pontas. Com dados substanciais e demonstrando conhecimento do assunto, o profissional destacou que o ideal é a prevenção, já que no atual sistema implantado no Brasil hoje, somente 10% dos usuários que são submetidos a tratamento se recupera, enquanto os 90% restantes voltam a se drogar. Além de elogiar a iniciativa da Câmara, Heleno se colocou à disposição para ajudar nesta luta contra o chamado mal do século.

Antes de iniciar os debates, o capitão Marcos ministrou palestra sobre o tema e por mais de uma hora, usando recursos audiuovisuais, apresentou dados a respeito do número de apreensões de drogas na cidade, as ações da PM neste sentido e as vantagens do Proerd, programa que orienta crianças e adolescentes nas escolas e que tem atendido mais de mil estudantes anualmente em instituições de ensino particulares, estaduais e municipais. Considerada crucial dentro da audiência, a apresentação do comandante esclareceu a situação em nosso município, despertando ainda mais o interesse de todos em colaborar no trabalho de prevenção. Com o objetivo de ouvir as opiniões dos convidados, o presidente abriu espaço para que todos falassem. Com os depoimentos em Ata, que posteriormente será enviada às demais autoridades, Portugal afirmou que o tema é muito abrangente e merece atenção especial, para tanto, agendou para a última quinta-feira de cada mês, uma nova audiência abordando o uso de drogas e álcool em Três Pontas. O próximo encontro será no dia 27 de maio, às 19 horas na Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.