Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA PÚBLICA REALIZA REUNIÕES EM POÇOS E LAVRAS

Presidente da Comissão da ALMG, João Leite estará em Lavras para debater construção de penitenciária

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais continuam percorrendo o Estado em busca de informações que permitam traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados pela população no que se refere à criminalidade. Na próxima segunda-feira, 7, a comissão estará em Poços de Caldas e, na terça, 8, em Lavras, ambas no Sul de Minas. As duas cidades são sedes de Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). Em Poços, a reunião será na Câmara Municipal (Rua Junqueira, 454, centro). Em Lavras, no auditório da Escola Municipal Doutora Damina (Rua Pedro Moura Sales, 269). A mais recente reunião da comissão aconteceu no último dia 1º de junho, em Belo Horizonte. A relação entre drogas e criminalidade e a falta de investimento público no tratamento dos dependentes químicos foram os temas que se destacaram durante os debates. O presidente do Conselho Municipal Antidrogas da Capital, Anthero Drumnond Júnior, afirmou que, em Minas, há 19 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), enquanto seriam necessários 91.

Nas 17 reuniões já realizadas, os deputados puderam constatar a relação direta entre o uso de drogas e a criminalidade. Entre as drogas mais utilizadas, destaca-se o crack, por causar dependência química quase instantânea. Em Lavras, além dos problemas já relatados em outras regiões, há um tipo de crime bastante específico: quadrilhas organizadas que roubam toneladas de café. O objetivo da comissão é colher subsídios para a atuação da Assembleia Legislativa, buscando o aprimoramento da legislação por meio da análise das particularidades de cada região. Entre 11 e 13 de agosto, será realizado na ALMG um fórum técnico sobre o tema. As reuniões foram solicitadas pelos deputados João Leite (PSDB), presidente; Rômulo Veneroso (PV), Tenente Lúcio (PDT) e pela deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente.

Convidados
Para as duas reuniões, além de autoridades e políticos da região, foram convidados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende; procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; superintendente regional do Departamento de Polícia Federal, Jerry Antunes de Oliveira; superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Waltair Vasconcelos Sobrinho; secretários de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato de Campos Filho; de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; de Desenvolvimento Social; Ana Lúcia Gazzola; de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues; e de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; comandante-geral da PMMG, coronel Renato Vieira de Souza; chefe de Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro de Castro; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvan Almeida Sá; defensor público-geral, Belmar Azzi Ramos; subsecretário de Políticas Antidrogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Cloves Eduardo Benevides; e o coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Beato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.