quinta-feira, 8 de julho de 2010

CARROÇA LITERÁRIA LEVA CULTURA À ZONA RURAL DE TRÊS CORAÇÕES

A Prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, está desenvolvendo um projeto cultural inovador na região e em nosso Estado, que tem chamado a atenção de todos. Trata-se do “Carroça Literária”, projeto que vem sendo realizado pelos professores e funcionários da Escola Municipal Rio do Peixe II, localizada na zona rural do município, próxima à rodovia 862. Segundo a diretora Maria José Borges, o projeto surgiu como uma meta de trabalho de um outro projeto, o “Entre na Roda”, fruto de uma parceria da SEDUC com a Fundação Volkswagen.

A ideia principal da Carroça Literária é levar e estimular o hábito da leitura aos moradores de nossa zona rural. O projeto já foi realizado cinco vezes, em cinco comunidades diferentes, localizadas próximas à escola. Consiste em uma carroça enfeitada, que com a colaboração dos professores e dos alunos, leva livros, revistas e gibis a uma residência, previamente contactada pela Escola, que serve como base para o desenvolvimento do projeto. Neste local, todos participam de um animado encontro cultural. Os alunos fazem leituras de textos que escreveram, apresentam números de teatro e dança, contam “causos” e tocam instrumentos. Os membros da comunidade também participam do encontro, contando histórias e apresentando adivinhações. Ao final, todos tem a oportunidade de usufruir da leitura dos livros e revistas.

Segundo a diretora Maria José, o projeto tem colaborado muito no aprimoramento da leitura, oralidade e escrita dos alunos, além de promover uma maior interatividade entre as famílias participantes. “Quanto mais leitura, mais cultura. O ato de ler traz momentos de muito prazer. A carroça foi escolhida por ser um veículo que possui total identificação com a região rural, com a realidade local. É um projeto que chama a atenção pela sua diversidade e pelo que vem oferecendo a nossa zona rural”, afirmou a diretora. A próxima edição do Carroça Literária acontece na segunda quinzena do mês de Agosto, na região da Fazenda do Lobo.

Nenhum comentário: