Pular para o conteúdo principal

CARROÇA LITERÁRIA LEVA CULTURA À ZONA RURAL DE TRÊS CORAÇÕES

A Prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, está desenvolvendo um projeto cultural inovador na região e em nosso Estado, que tem chamado a atenção de todos. Trata-se do “Carroça Literária”, projeto que vem sendo realizado pelos professores e funcionários da Escola Municipal Rio do Peixe II, localizada na zona rural do município, próxima à rodovia 862. Segundo a diretora Maria José Borges, o projeto surgiu como uma meta de trabalho de um outro projeto, o “Entre na Roda”, fruto de uma parceria da SEDUC com a Fundação Volkswagen.

A ideia principal da Carroça Literária é levar e estimular o hábito da leitura aos moradores de nossa zona rural. O projeto já foi realizado cinco vezes, em cinco comunidades diferentes, localizadas próximas à escola. Consiste em uma carroça enfeitada, que com a colaboração dos professores e dos alunos, leva livros, revistas e gibis a uma residência, previamente contactada pela Escola, que serve como base para o desenvolvimento do projeto. Neste local, todos participam de um animado encontro cultural. Os alunos fazem leituras de textos que escreveram, apresentam números de teatro e dança, contam “causos” e tocam instrumentos. Os membros da comunidade também participam do encontro, contando histórias e apresentando adivinhações. Ao final, todos tem a oportunidade de usufruir da leitura dos livros e revistas.

Segundo a diretora Maria José, o projeto tem colaborado muito no aprimoramento da leitura, oralidade e escrita dos alunos, além de promover uma maior interatividade entre as famílias participantes. “Quanto mais leitura, mais cultura. O ato de ler traz momentos de muito prazer. A carroça foi escolhida por ser um veículo que possui total identificação com a região rural, com a realidade local. É um projeto que chama a atenção pela sua diversidade e pelo que vem oferecendo a nossa zona rural”, afirmou a diretora. A próxima edição do Carroça Literária acontece na segunda quinzena do mês de Agosto, na região da Fazenda do Lobo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...