terça-feira, 13 de julho de 2010

EMPRESÁRIOS SE UNEM, CRIAM MARCA COMUM E LUCRAM MAIS

Central de negócios Clube da Casa muda cultura organizacional de grupo de lojas de materiais de construção do Sul de Minas, tornando-as mais competitivas e preparadas

João Maiolini, da Maiolini Madeira, e Agenor Rosa, presidente do Clube da Casa O velho e sábio provérbio popular “a união faz a força” nunca esteve tão evidente como nestes tempos de economia globalizada. Que o diga um grupo de empresários, proprietários de lojas de material de construção, que lançou há seis meses o Clube da Casa, central de negócios desenvolvida em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, que já se tornou um sucesso na região. Há três anos, eles se reuniram pela primeira vez para tentar superar a limitação de crescimento das suas empresas e perceberam que modernizar a gestão dos negócios era a melhor forma de fazer o faturamento subir novamente. No ano passado, o Clube da Casa teve um faturamento de R$ 115 milhões, 15% a mais em relação a 2008. Para este ano, o grupo estima uma expansão de 20%.

A ideia de formar uma associação já vinha sendo aventada entre os empresários e amigos Agenor Garcia Rosa e João Vitor Gorgulho, mas só começou a ser delineada durante um curso sobre gestão patrocinado pela empresa Holcim. “A forma mais comum de associação que existe na nossa região é a central de compras, que visa basicamente a obter descontos com os fornecedores, mas nós queríamos muito mais que isso. Nosso objetivo era uma central de negócios”, relata Agenor Garcia Rosa, proprietário da Miari e Companhia Ltda., de Três Pontas, e presidente do Clube da Casa, formado por 21 empresas com atuação em 30 cidades da região.

Marca forte
Ciente da força e da tradição das empresas no Sul de Minas – a Miari, por exemplo, tem 82 anos de existência –, Agenor Rosa e João Gorgulho procuraram o Sebrae em Minas Gerais para ajudá-los a desenvolver um modelo de central que permitisse, entre outras coisas, gerenciar melhor seus negócios e desenvolver uma marca forte, que pudesse ser referência para toda a região.

Uma das ações mais inovadoras do Clube da Casa, segundo Garcia, foi a contratação de uma empresa de Belo Horizonte para fazer o planejamento de marketing do grupo, por sugestão do próprio Sebrae. “A F Criativos foi responsável pela criação da nova marca, que destaca o nome Clube da Casa mais do que o nome da empresa, que agora ocupa um espaço menor na fachada das lojas”, explica o presidente do grupo. “Essa mudança enfrentou forte resistência por parte dos empresários, que não queriam aceitá-la, mas no final houve o consenso de que o coletivo deveria se sobrepor ao individual”, relembra. Para implantar a nova marca, todas as lojas tiveram que passar por uma reforma. Hoje, as unidades do Clube da Casa seguem o mesmo layout. “Agora estamos partindo para a reforma interna, implantando o novo design de autosserviço, como um supermercado, e show-room. O tradicional balcão continua, mas não ocupa mais toda a loja como antes”, afirma Garcia.

Inaugurada em abril, a sexta loja do empresário João Maiolini, em Varginha, já apresenta o novo layout interno. “Além de deixar o estabelecimento mais moderno e bonito, a disposição dos produtos em gôndolas facilitou o atendimento e deixou os clientes mais à vontade”, reforça Maiolini, que está no ramo há 30 anos.
da Agência Sebrae de Notícias

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