Pular para o conteúdo principal

EMPRESÁRIOS SE UNEM, CRIAM MARCA COMUM E LUCRAM MAIS

Central de negócios Clube da Casa muda cultura organizacional de grupo de lojas de materiais de construção do Sul de Minas, tornando-as mais competitivas e preparadas

João Maiolini, da Maiolini Madeira, e Agenor Rosa, presidente do Clube da Casa O velho e sábio provérbio popular “a união faz a força” nunca esteve tão evidente como nestes tempos de economia globalizada. Que o diga um grupo de empresários, proprietários de lojas de material de construção, que lançou há seis meses o Clube da Casa, central de negócios desenvolvida em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, que já se tornou um sucesso na região. Há três anos, eles se reuniram pela primeira vez para tentar superar a limitação de crescimento das suas empresas e perceberam que modernizar a gestão dos negócios era a melhor forma de fazer o faturamento subir novamente. No ano passado, o Clube da Casa teve um faturamento de R$ 115 milhões, 15% a mais em relação a 2008. Para este ano, o grupo estima uma expansão de 20%.

A ideia de formar uma associação já vinha sendo aventada entre os empresários e amigos Agenor Garcia Rosa e João Vitor Gorgulho, mas só começou a ser delineada durante um curso sobre gestão patrocinado pela empresa Holcim. “A forma mais comum de associação que existe na nossa região é a central de compras, que visa basicamente a obter descontos com os fornecedores, mas nós queríamos muito mais que isso. Nosso objetivo era uma central de negócios”, relata Agenor Garcia Rosa, proprietário da Miari e Companhia Ltda., de Três Pontas, e presidente do Clube da Casa, formado por 21 empresas com atuação em 30 cidades da região.

Marca forte
Ciente da força e da tradição das empresas no Sul de Minas – a Miari, por exemplo, tem 82 anos de existência –, Agenor Rosa e João Gorgulho procuraram o Sebrae em Minas Gerais para ajudá-los a desenvolver um modelo de central que permitisse, entre outras coisas, gerenciar melhor seus negócios e desenvolver uma marca forte, que pudesse ser referência para toda a região.

Uma das ações mais inovadoras do Clube da Casa, segundo Garcia, foi a contratação de uma empresa de Belo Horizonte para fazer o planejamento de marketing do grupo, por sugestão do próprio Sebrae. “A F Criativos foi responsável pela criação da nova marca, que destaca o nome Clube da Casa mais do que o nome da empresa, que agora ocupa um espaço menor na fachada das lojas”, explica o presidente do grupo. “Essa mudança enfrentou forte resistência por parte dos empresários, que não queriam aceitá-la, mas no final houve o consenso de que o coletivo deveria se sobrepor ao individual”, relembra. Para implantar a nova marca, todas as lojas tiveram que passar por uma reforma. Hoje, as unidades do Clube da Casa seguem o mesmo layout. “Agora estamos partindo para a reforma interna, implantando o novo design de autosserviço, como um supermercado, e show-room. O tradicional balcão continua, mas não ocupa mais toda a loja como antes”, afirma Garcia.

Inaugurada em abril, a sexta loja do empresário João Maiolini, em Varginha, já apresenta o novo layout interno. “Além de deixar o estabelecimento mais moderno e bonito, a disposição dos produtos em gôndolas facilitou o atendimento e deixou os clientes mais à vontade”, reforça Maiolini, que está no ramo há 30 anos.
da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.