Pular para o conteúdo principal

REGIÃO POSSUI BOAS PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO ECONÔMICO

A crise mundial, deflagrada no segundo semestre de 2008 pelos EUA, não afetou de forma desastrosa o Brasil. O governo federal cumpriu bem seu papel, com medidas que conteve a crise no País, como a redução do IPI nas vendas de automóveis e eletroeletrônicos. Passado o pior, 2010 retoma o crescimento a níveis pré-crise e, para os brasileiros, há um sentimento de que, enfim, o Brasil tornou-se um país economicamente forte.

Minas Gerais acompanhou essa corrente de otimismo e, em todo o estado, a retomada do desenvolvimento dá bons sinais. Com grande extensão geográfica, Minas possui vários segmentos econômicos, diferenciados por região. No caso do sul e sudoeste, alguns setores estão em evidência, além da cafeicultura, que sempre foi muito forte nessa região. Mineração, metalurgia, agroindústria, eletrônicos, bebidas, têxtil e turismo são os principais ativos econômicos dessa parte do estado. Mas, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a região também possui potencial para café processado, embalagens e produtos farmacêuticos e alimentícios.

Exemplos desses nichos podem ser encontrados em vários Arranjos Produtivos Locais (APLs), entre eles Juruaia e Borda da Mata (moda íntima); Monte Sião, Jacutinga e Passos (vestuário); São Sebastião do Paraíso, Varginha, Alfenas (cafeicultura); Poços de Caldas, São Lourenço, Caxambu (turismo); e Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre (eletrônicos e tecnologia da informação). Esses arranjos promovem uma maior capacidade de crescimento econômico e geram desenvolvimento sempre em ascendência.

O crescimento da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais proporcionou a instalação, em Varginha, da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), ou mais conhecida como Porto Seco do Sul Minas. As estações foram criadas nos anos 90 pela Secretaria da Receita Federal com o objetivo de aliviar o fluxo de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteira em todo o país. Com isso, há mais agilidade na liberação das mercadorias uma vez que os procedimentos aduaneiros são realizados próximo ao estabelecimento dos importadores/exportadores.

O Sul e o Sudoeste de Minas são, sem dúvida, um dos mais importantes polos econômicos do estado. O fato de estar localizada “no meio” das principais capitais brasileiras (Belo Horizonte – São Paulo – Rio de Janeiro) também ajuda bastante, já que o escoamento da produção torna-se mais fácil.

Minas em Negócios
Para mostrar o potencial econômico do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, acontecerá em setembro, na cidade de Varginha (MG), o evento Minas em Negócios. Voltado ao mercado multisetorial, com foco em comércio exterior e logística, o evento é uma oportunidade para empresas de vários setores expandirem seus negócios e fazer parcerias. O Minas em Negócios acontece entre os dias 14 e 16 de setembro de 2010, em Varginha.
da Revista Fator

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho