quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRÂNSITO FAZ 370 VÍTIMAS EM 6 MESES EM SJDR

De janeiro a junho de 2010, a Polícia Civil registrou 426 ocorrências de trânsito - algumas com mais de um tipo de veículo - nas vias de São João del-Rei. Do número, foram envolvidos 286 motos, 200 carros e 95 bicicletas totalizando 370 vítimas, 13 delas fatais. São 35 mil automóveis registrados no município, até janeiro deste ano. As ruas estreitas, principalmente na região central, aliadas ao desrespeito entre carros, caminhões, motos, carroças, bicicletas e pedestres, a cada dia têm transformado em um verdadeiro caos transitar pela cidade.

A situação
A delegada de Acidentes de Veículos, Marilda Solange Vieira de Lima, atribui o número de acidentes à imperícia dos condutores e ao grande aumento na quantidade de carros, motos e bicicletas. “Os ciclistas não respeitam as leis de trânsito. A maioria dos atropelamentos envolve bicicletas”, afirmou. Para ela, a municipalização do trânsito seria uma solução para diminuir os números de acidentes. Seria importante, também, que se ensinasse educação no trânsito nas escolas. “Precisamos educar as crianças porque elas não respeitam as leis de trânsito. Os condutores de bicicletas, principalmente, acham que estão acima da lei, andam na contramão, no passeio”, disse a delegada de Acidentes de Veículos.

Pontos críticos
De acordo com o chefe do Setor de Trânsito, os pontos críticos da cidade são: Rua Paulo Freitas, que já teve acidentes fatais, e Avenida Tiradentes; encontro da Rua Aureliano Pimentel com a Avenida Leite de Castro, cruzamento da Rua João Hallak, no Matosinhos, que tem grande índice de acidentes e entorno da Praça da Biquinha, que terá dois redutores de velocidade. A delegada Marilda Solange ainda citou a Avenida Josué de Queiroz.

Taxi
Os taxistas reclamam da falta de sinalização e da qualidade das vias. Eles ressaltam, ainda, a falta de educação dos condutores. “Todo mundo erra, mas tem uns caras que não poderiam estar dirigindo, abusam. Tem muita irregularidade”, opinou Geraldo Domingos. Rubens Paulo Martins Pimenta, taxista há mais de 12 anos e presidente da Associação dos Taxistas, concordou: “As condições do tráfego estão péssimas, não há respeito. O trânsito precisa melhorar muito”, opinou.

Bicicletas
Das 426 ocorrências de trânsito registradas pela Polícia Civil, 95 envolvem bicicletas, o que representa uma porcentagem de 22,3%. Já que a cidade não possui ciclovias no Centro e nos bairros, elas disputam espaço nas avenidas com os demais automóveis. Além disso, alguns ainda andam na contramão e sobre os passeios, desrespeitando os pedestres. Para Waldo, a municipalização do trânsito poderia diminuir o problema, pois os ciclistas poderiam ser multados.  São João del-Rei tem 15 empresas que oferecem o serviço de mototáxi. Nove estão abertas há muito tempo, algumas chegam a 15 anos de funcionamento. Porém, outras seis são mais recentes e disputam espaço num mercado ainda não regulamentado, devidamente, pela Prefeitura Municipal.
da Folha das Vertentes

click na imagem abaixo e ouça a Rádio O Corvo-Veloz

Nenhum comentário: