Pular para o conteúdo principal

BH: CIDADE MODELO DA COPA 2014

Estádio do Mineirão
Neste momento, a Copa do Mundo de 2014 tem uma cidade como favorita para realizar a abertura. Belo Horizonte é quem está mais adiantada com relação ao cronograma de obras, execução do projeto e será premiada com um evento importante na competição. O presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, esteve na capital mineira na manhã desta quarta-feira, acompanhou de perto a atual realidade do Mineirão - que já se encontra na segunda das três etapas de obras - e pôde concluir que é o local mais adiantado, estando à frente das outras concorrentes. "Fico muito feliz em ver que Belo Horizonte inegavelmente é a sede e tem o estádio mais avançado no projeto e nas obras. A expectativa é de que a participação do Mineirão seja bastante importante. Hoje não tem nem abertura nem fechamento definidos. Pelo fato de ter começado antes, Belo Horizonte já sai na frente das outras", disse Ricardo Teixeira.

A maior preocupação está relacionada à rede hoteleira. Porém, já seria grande a movimentação de empresas multinacionais que têm interesse em se instalar em Belo Horizonte e construir o número necessário de quartos para a receber o evento. "Eu tive relatório já na África do Sul sobre empresas multinacionais que farão hotéis novos em Belo Horizonte. Tenho convicção de que isso será controlado, porque há muitas empresas querendo", disse Teixeira. A vistoria contou com a presença do governador de Minas Gerais Antônio Anastasia, do ex-governador Aécio Neves e dos presidentes de América, Atlético e Cruzeiro e do ex-secretário de Estado de Esportes e da Juventude Gustavo Correa (DEM). Anastasia fez questão de ressaltar que o estado está cumprindo com todas as determinações da Fifa e que até 2014 será a melhor sede do Mundial.

Os estádios Mineirão e Independência (em BH) e Arena do Jacaré (em Sete Lagoas) receberão projetos de reforma, adequação e modernização. Para proporcionar mais conforto e visibilidade, o piso do campo do Mineirão será rebaixado e construído um teto para proteção de chuvas, além de 130 camarotes, espaços para a imprensa, novos banheiros, lojas, bares, restaurantes, telões e câmeras de vigilância. A área de estacionamento terá a capacidade dobrada. Investimentos públicos e privados trarão desenvolvimento econômico e social, além de fortalecer o turismo no estado. O ganho imediato para a população de cidades que sediarão a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, será a maior atenção para o fenômeno da circulação urbana como função essencial das próprias cidades.

A avaliação é do diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo, engenheiro Rogério Belda. Ele é um dos palestrantes do Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nos dias 25 e 26 de agosto, no Plenário, a partir de 14 horas. O ciclo vai discutir o planejamento urbano, as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana sustentável e a integração dos sistemas de transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais de 30 entidades são parceiras da Assembleia na construção do ciclo, entre órgãos governamentais, não governamentais e entidades de classe, como associações e sindicatos.
O ex-secretário Gustavo Correa com representante da CBF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...