![]() |
O Ranking Minas Fácil Interior, da 1ª quinzena do mês de Agosto, mostra a unidade de Três Corações na quinta posição, tendo a frente somente as cidades de Passos, Varginha, Lavras e Ituiutaba |
A economia sulmineira segue o embalo do cenário nacional e aumenta o otimismo em todos os setores. Segundo análises da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), o aumento dos preços médios no mercado internacional fez com que a receita das exportações dos principais produtos do agronegócio mineiro tivesse um crescimento expressivo no primeiro semestre deste ano. O destaque ficou para o café em grão, principal produto do agronegócio sulmineiro, com um aumento de mais de 22% em sua receita. Outro produto com números favoráveis é o açúcar, que entre janeiro e julho de 2010, teve um aumento de mais de 90% de receita em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além do agronegócio, outro setor aquecido no sul de Minas é o comércio. Somente no mês de julho, a cidade de Varginha, por exemplo, registrou o dobro da média em consolidações de empresas, batendo um recorde. Segundo a Junta Comercial da cidade, esse resultado foi influenciado por três fatores: o programa “Minas Fácil”, que assegura ao interessado em montar um novo negócio mais agilidade e menos tempo burocrático, a pró-atividade da Prefeitura também tem gerado bons resultados e o crescimento do empreendedorismo na cidade. De acordo com Luiz Carlos Mangiapelo, supervisor da Junta Comercial de Varginha, o município tem dado maior abertura para novas empresas. Dessa forma, o empreendedor ganha tempo para sua regularização, o que facilita o processo e abre muitas portas, literalmente. O crescimento do empreendedorismo varginhense talvez seja o mais decisivo dos três fatores para o grande número de empresas abertas na cidade.
Com um cenário de boas oportunidades, incentivos por parte da prefeitura e a baixa inflação da economia nacional, o cidadão comum ganha mais confiança na hora de abrir um novo negócio. Com números animadores e os mercados aquecidos, nada mais justo que o sul de Minas receba um grande evento do setor, em que empresários e empreendedores de todo o país se reúnem para trocar experiências e melhorar suas empreitadas mercadológicas. E agora, o evento entra na reta final. Falta menos de um mês para o Minas em Negócios, que, além de ser uma plataforma de negócios e possibilitar a parceria entre expositores e visitantes interessados no mercado multisetorial, comércio exterior e logística, também promove palestras e workshops com profissionais da área, uma excelente oportunidade de aprendizado para os empreendedores da região.
O Minas em Negócios acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, na Av. Doutor Messias Barros, Distrito Industrial Miguel de Lucca, em Varginha, sul de Minas Gerais.
do Fator Brasil
Comentários