Pular para o conteúdo principal

45 ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO

Em 2010, a Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), mantenedora da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e de diversas faculdades, completa 45 anos de fundação com muitos motivos para comemorações. Listada entre as dez maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, a instituição está presente em mais de 100 municípios, tendo contribuído para a formação de mais de 50 mil profissionais, nos mais diferentes campos do conhecimento humano. Essa história teve início quando o então deputado e professor Bonifácio Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado em 1965 deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da Fupac, que mais tarde tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país.

Assim, em 1966, foram instaladas as duas primeiras faculdades em Barbacena: a Faculdade de Filosofia com os cursos de Letras, Pedagogia e História e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas com o curso de Ciências Contábeis. Sempre atenta às necessidades da comunidade, a Fupac inicia também, em 1968 o curso de Matemática. Em 1971, é criada a Faculdade de Medicina, hoje procurada por estudantes do Brasil inteiro. Três anos mais tarde, em 1974, a Fupac cria a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais com o curso de Direito, e em 1975, a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, com a graduação em Administração de Empresas, todas na cidade de Barbacena.

Em uma contínua expansão, a Fupac passa a estar presente na cidade de Ubá, em 1970; e em Visconde do Rio Branco, em 1975. Chega também a Leopoldina no ano de 1991; a Ipatinga, em 1993; e a Juiz de Fora, em 1996. Em 1997, a Fundação instala-se ainda em Conselheiro Lafaiete; no ano seguinte, em Bom Despacho; e em 2001 em Araguari. A partir de 2002, o professor Bonifácio Andrada, visando a melhoria da qualidade da educação de base no Estado e consciente da necessidade de capacitação do profissional pedagógico, criou a Rede de Ensino Normal Superior com as Faculdades de Educação e Estudos Sociais em mais de 100 cidades espalhadas por Minas Gerais, o que promoveu uma grande revolução educacional no interior mineiro.

Os primeiros alunos
Os primeiros alunos da Fupac estudaram no antigo prédio do Colégio Imaculada Conceição, graças a uma parceria com a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. No seu quarto ano de funcionamento, contudo, a FUPAC mudou de sede, passando para um terreno próximo, agregado a então Escola Agrícola Diaulas Abreu. Muitos dos alunos formados nas primeiras turmas das primeiras faculdades jamais de afastaram da Fupac e, ainda hoje, trabalham na instituição.

Foi o caso de Adaíse Delben, primeira aluna inscrita no primeiro concurso vestibular da Fupac. “Fui particularmente privilegiada no processo de criação. Na verdade, fui a primeira candidata a me inscrever no concurso vestibular aberto em 1966 e me graduei na primeira turma do curso de Letras, em 1969. Depois disso, trabalhei em diversos setores da instituição e assisti, ao longo desses anos, seu crescimento, sua expansão. Em todos esses anos, mantive lembrança de todos com quem convivi, de todas as datas importantes dessa linda história de uma grande instituição. A Fupac me abriu as portas e me permitiu estudar sem que eu precisasse sair da minha cidade. Depois, me acolheu como profissional. Conheço bem a filosofia que hoje orienta o seu trabalho: educar e formar cidadãos. Nessa história, houve tempo de plantio, de construção, de colheita. Houve aprendizado e haverá sempre gratidão”, disse.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho