terça-feira, 7 de setembro de 2010

45 ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO

Em 2010, a Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), mantenedora da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e de diversas faculdades, completa 45 anos de fundação com muitos motivos para comemorações. Listada entre as dez maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, a instituição está presente em mais de 100 municípios, tendo contribuído para a formação de mais de 50 mil profissionais, nos mais diferentes campos do conhecimento humano. Essa história teve início quando o então deputado e professor Bonifácio Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado em 1965 deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da Fupac, que mais tarde tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país.

Assim, em 1966, foram instaladas as duas primeiras faculdades em Barbacena: a Faculdade de Filosofia com os cursos de Letras, Pedagogia e História e a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas com o curso de Ciências Contábeis. Sempre atenta às necessidades da comunidade, a Fupac inicia também, em 1968 o curso de Matemática. Em 1971, é criada a Faculdade de Medicina, hoje procurada por estudantes do Brasil inteiro. Três anos mais tarde, em 1974, a Fupac cria a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais com o curso de Direito, e em 1975, a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, com a graduação em Administração de Empresas, todas na cidade de Barbacena.

Em uma contínua expansão, a Fupac passa a estar presente na cidade de Ubá, em 1970; e em Visconde do Rio Branco, em 1975. Chega também a Leopoldina no ano de 1991; a Ipatinga, em 1993; e a Juiz de Fora, em 1996. Em 1997, a Fundação instala-se ainda em Conselheiro Lafaiete; no ano seguinte, em Bom Despacho; e em 2001 em Araguari. A partir de 2002, o professor Bonifácio Andrada, visando a melhoria da qualidade da educação de base no Estado e consciente da necessidade de capacitação do profissional pedagógico, criou a Rede de Ensino Normal Superior com as Faculdades de Educação e Estudos Sociais em mais de 100 cidades espalhadas por Minas Gerais, o que promoveu uma grande revolução educacional no interior mineiro.

Os primeiros alunos
Os primeiros alunos da Fupac estudaram no antigo prédio do Colégio Imaculada Conceição, graças a uma parceria com a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. No seu quarto ano de funcionamento, contudo, a FUPAC mudou de sede, passando para um terreno próximo, agregado a então Escola Agrícola Diaulas Abreu. Muitos dos alunos formados nas primeiras turmas das primeiras faculdades jamais de afastaram da Fupac e, ainda hoje, trabalham na instituição.

Foi o caso de Adaíse Delben, primeira aluna inscrita no primeiro concurso vestibular da Fupac. “Fui particularmente privilegiada no processo de criação. Na verdade, fui a primeira candidata a me inscrever no concurso vestibular aberto em 1966 e me graduei na primeira turma do curso de Letras, em 1969. Depois disso, trabalhei em diversos setores da instituição e assisti, ao longo desses anos, seu crescimento, sua expansão. Em todos esses anos, mantive lembrança de todos com quem convivi, de todas as datas importantes dessa linda história de uma grande instituição. A Fupac me abriu as portas e me permitiu estudar sem que eu precisasse sair da minha cidade. Depois, me acolheu como profissional. Conheço bem a filosofia que hoje orienta o seu trabalho: educar e formar cidadãos. Nessa história, houve tempo de plantio, de construção, de colheita. Houve aprendizado e haverá sempre gratidão”, disse.
da assessoria

Nenhum comentário: