quinta-feira, 2 de setembro de 2010

QUASE UMA TRAGÉDIA

<><>
<>
<><>
Sargento dos Bombeiros Mauro Lúcio: Coragem e determinaçao na luta contra o fogo
Um incêndio de grandes proporções no inicio da noite do dia 1º, ontem, em uma vegetação seca próxima aos prédios da antiga Sericicultura, Bairro do Campo, por pouco teria provocado uma enorme tragédia em Barbacena, nas Vertentes. Vegetação rasteira e seca, muitas árvores de eucaliptos e vento forte contribuíram para que o fogo se alastrasse em poucos minutos. O primeiro alerta partiu dos integrantes do grupo teatral Ponto de Partida que administra a Universidade de Musica Popular Bituca. Apavorados e temendo que o fogo atingisse o prédio da Bituca, restaurado a 6 anos e que acolhe cerca de 160 pessoas em um projeto cultural, todos se uniram e com mangueira e baldes tomaram as primeiras providencias, domestica e amadoras, mas fundamental segundo o comentário do Sargento Mauro Lúcio dos Corpo de Bombeiros.

Bombeiros da Epcar: Apoio decisivo e imediato
O perigo maior é que no local existem vários prédios com arquitetura antiga e com engradamentos de madeira como a sede da Gerencia Regional de Saúde, Ministério da Agricultura, Policia Civil, Delegacia de Transito e o que acolhe o projeto Bituca. Próximos a estes prédios, dezenas de casas da Aeronáutica. Apesar de estarem empenhados em uma outra ocorrência envolvendo fogo em matagal próximo á Fhemig, praticamente todo os militares dos Bombeiros foram empenhados na árdua tarefa de debelar o incêndio, o que aconteceu 2 horas após o inicio do fogo.

Participaram efetivamente no combate as labaredas com mais de 3 metros de altura, Bombeiros da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) auxiliados por mais de 25 militares da instituição comandados por um oficial, Policia Militar e um caminhão do Demae com vários funcionários que foram chamados em suas casas.
Labaredas com mais de 3 metros de altura: Uma ameaça ao nosso patrimônio.

Alerta.
O comandante dos Bombeiros de Barbacena, capitão Maycon Alfim, alerta a população para o perigo de fogo no lixo e no mato neste período onde a temperatura está muito seca e há fortes rajadas de vento. De acordo com os Bombeiros, o fogo no lixo se dá através da combustão espontânea e em poucos minutos atingindo uma vegetação seca se alastra provocando incêndios de grandes proporções. Nas margens das rodovias é preciso evitar o hábito de se jogar “Bitucas de Cigarros” que com o calor e vento rapidamente iniciam uma queimada.
por Luiz Lúcio, do Barbacena News

Nenhum comentário: