Pular para o conteúdo principal

CIRCUITO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) inova ao oferecer à cidade de Caxambu um megaevento com o propósito de aproximar a população da ciência no seu sentido mais amplo. Para isso, criou o TEM Circuito de Ciência e Tecnologia que, por intermédio de atividades didáticas e lúdicas, mostra o elo entre a ciência e as diversas áreas do conhecimento. Formado por 12 estações localizadas em diferentes pontos da cidade, o TEM destina-se principalmente aos alunos da rede pública e privada locais e de cidades próximas. A iniciativa prevê a participação efetiva das escolas com o objetivo de aliar o evento às atividades curriculares, possibilitando um diálogo produtivo com o conteúdo e a proposta apresentados.

Serão espaços montados e organizados especialmente para abrigar atividades que contemplem as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, sempre pensadas como parceiras da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, em várias situações, as atividades serão apresentadas por meio de vídeos, exposições, palestras, filmes, shows e performances, sejam elas realizadas no Parque das Águas, na praça principal, em escolas, em ginásios esportivos, no Centro de Convenções ou na grande tenda montada ente os hotéis Glória e Palace. Pensado inicialmente para conter apenas uma grande tenda onde figurassem algumas atividades científicas, o projeto ganhou vulto e assim surgiram as doze estações representando diversas áreas temáticas que se fundem com aquelas apresentadas em sala de aula.

O desafio desse projeto é a articulação dos conteúdos desenvolvidos em algum momento da vida escolar dos alunos com as atividades propostas pelas estações da ciência. O projeto, que já nasce com a vocação de continuidade, tem a missão de promover interação. Essa é a palavra-chave na qual realizadores e interlocutores deverão se apoiar para que haja uma participação ativa da comunidade local, já que boa parte das estações conta com a ajuda do público presente para o seu bom funcionamento.

Abertura: 24 de outubro, às 20h30 - Local: Palco da Estação Central - tenda entre os hotéis Glória e Palace, na rua João Carlos, em Caxambu (MG)
Atividade: Show de Física, às 21h
do Noticiarama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...