Pular para o conteúdo principal

CIRCUITO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) inova ao oferecer à cidade de Caxambu um megaevento com o propósito de aproximar a população da ciência no seu sentido mais amplo. Para isso, criou o TEM Circuito de Ciência e Tecnologia que, por intermédio de atividades didáticas e lúdicas, mostra o elo entre a ciência e as diversas áreas do conhecimento. Formado por 12 estações localizadas em diferentes pontos da cidade, o TEM destina-se principalmente aos alunos da rede pública e privada locais e de cidades próximas. A iniciativa prevê a participação efetiva das escolas com o objetivo de aliar o evento às atividades curriculares, possibilitando um diálogo produtivo com o conteúdo e a proposta apresentados.

Serão espaços montados e organizados especialmente para abrigar atividades que contemplem as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, sempre pensadas como parceiras da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, em várias situações, as atividades serão apresentadas por meio de vídeos, exposições, palestras, filmes, shows e performances, sejam elas realizadas no Parque das Águas, na praça principal, em escolas, em ginásios esportivos, no Centro de Convenções ou na grande tenda montada ente os hotéis Glória e Palace. Pensado inicialmente para conter apenas uma grande tenda onde figurassem algumas atividades científicas, o projeto ganhou vulto e assim surgiram as doze estações representando diversas áreas temáticas que se fundem com aquelas apresentadas em sala de aula.

O desafio desse projeto é a articulação dos conteúdos desenvolvidos em algum momento da vida escolar dos alunos com as atividades propostas pelas estações da ciência. O projeto, que já nasce com a vocação de continuidade, tem a missão de promover interação. Essa é a palavra-chave na qual realizadores e interlocutores deverão se apoiar para que haja uma participação ativa da comunidade local, já que boa parte das estações conta com a ajuda do público presente para o seu bom funcionamento.

Abertura: 24 de outubro, às 20h30 - Local: Palco da Estação Central - tenda entre os hotéis Glória e Palace, na rua João Carlos, em Caxambu (MG)
Atividade: Show de Física, às 21h
do Noticiarama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...