Uma história inusitada envolvendo São Lourenço, no Circuito das Águas em Minas Gerais, e o Rei do Futebol foi apresentada num programa especial do canal ESPN Brasil sobre os 70 anos de vida de Pelé. Segundo o documentário, no início dos anos de 1940, o então jogador Dondinho, pai do Rei, participou de um jogo de futebol em São Lourenço e levou o filho Edson, de três anos, que ficou fascinado pela estrela do time local, o goleiro Bilé. De tanto gritar repetidas vezes "Belé, Belé", as pessoas começaram a chamá-lo de Belé que depois se transformou em Pelé. A reportagem dos jornalistas Marcelo Gomes, Roberto Salim e Helvídio Mattos é baseada em depoimentos e visita aos lugares por onde o rei do futebol passou desde que nasceu. O especial 70 vezes Pelé já foi ao ar mas as reportagens ainda podem ser vista no site da emissora www.espnbrasil.terra.com.br/70vezespele e procurar o capítulo 18.
O canal apresentou neste sábado, dia 23, um especial com 1h30m de duração em homenagem aos 70 anos de Pelé, que confirma: Pelé nasceu em São Lourenço e não em Três Corações. O programa reuniu reportagens feitas por Marcelo Gomes, Roberto Salim e Helvídio Mattos. Eles fizeram entrevistas, colheram depoimentos e visitaram os lugares por onde o rei do futebol passou desde que nasceu. As reportagens geraram 69 programas de 20 minutos que, editados, se transformaram no especial que irá ao ar neste sábado. Quando passou por São Lourenço, em setembro, a equipe visitou a Casa da Cultura para confirmar nos jornais antigos, a história que muitos são-lourencianos contam.
Um comentário:
A Globo noticiou que Pelé foi jogar em São Lourenço -mg, quando adolescente, acompanhado de seu pai. Cidade perto de Três Corações.
Postar um comentário