Pular para o conteúdo principal

CONCURSO EM CAXAMBU NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Marcos Penido, advogado membro do DEJUR / FESEMPRE diz que o se deve ao apadrinhamento. “Os prefeitos se comprometem com correligionários durante a campanha e, quando eleitos, não acham espaço suficiente nos cargos de livre nomeação e exoneração. A solução culmina na contratação, que é irregular para cargos como motorista, auxiliar de serviços, operários etc”.
Alvo de investigação da Procuradoria Geral do Ministério Público de Contas, a JMS Assessoria e Consultoria Ltda., empresa mineira responsável pela organização e o gerenciamento de concursos públicos e processos seletivos, é suspeita de irregularidade em 17 municípios do Estado e voltou a ser alvo de sérias acusações. Esta é a mesma empresa indicada em EDITAL como a responsável pelo concurso da Câmara Municipal de Caxambu, com inscrições abertas e provas previstas para o início de 2011. Os levantamentos indicam, por enquanto, a inexistência de profissionais legalmente habilitados e qualificados para a confecção das provas, ou seja, a empresa, além de clonar questões e até provas inteiras de outros concursos, teria repetido testes de nível discutível.

A partir de uma seleção, por amostra, de provas aplicadas pela JMS em concursos contratados por prefeituras e câmaras de vereadores do interior de Minas, o MP de Contas descartou a possibilidade de os testes encontrados na internet terem sido copiados da empresa, que não disponibiliza essas informações em seu site. As provas aplicadas seriam, em sua maioria, cópias de questões de concursos e vestibulares organizados por outras bancas. Inúmeras questões de provas de conhecimento específico foram integralmente copiadas e aplicadas, por exemplo, em dois concursos para técnico agrícola: um em Itinga, no Vale do Jequitinhonha (edital 01/2006), e outro em Água Boa, no Vale do Rio Doce (edital 01/2005) (veja box nesta página). As questões foram copiadas de um concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e elaboradas pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A investigação do MP de Contas – que continua em curso e já compõe processo com mais de duas mil folhas, na Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Minas – mostra que a JMS adotou o mesmo expediente em diversos municípios.

 Foi o caso da prova de conhecimentos específicos de bioquímico/ farmacêutico e bioquímico/laboratório da Prefeitura de Espinosa (Norte), repetida na prova de bioquímico/farmacêutico da Prefeitura de Divisópolis (Jequitinhonha). Ou, ainda, da prova de conhecimentos específicos de técnico em Radiologia da Prefeitura de Espinosa, repetida nas provas de técnico em Radiologia da Água Boa e de técnico de nível médio em Radiologia de Capelinha (Jequitinhonha). Para obter esclarecimentos da JMS sobre as provas aplicadas pela empresa, o MP de Contas pediu a relação dos profissionais que teriam participado da elaboração dos testes. A empresa informou que a lista não consta mais de seus arquivos. Isso pelo fato de usar um método de banco de dados para armazenamento das questões e de seus respectivos elaboradores. Por esse método, conforme a JMS, as questões são automaticamente eliminadas à medida que vão sendo utilizadas.

O MP de Contas sustenta na representação contra a JMS que o questionamento principal “não é o plágio das questões de outros concursos” nem a “violação aos direitos autorais dos profissionais que não autorizaram a reprodução das provas”, mas demonstrar que os testes aplicados em concursos organizados pela empresa não foram elaborados por profissionais legalmente habilitados e qualificados. Nos testes de conhecimentos gerais, o MP de Contas chama a atenção para a qualidade das questões formuladas. Uma delas, para concurso de técnico em administração à Prefeitura de Frei Lagonegro (Rio Doce), indaga sobre qual artista é conhecido como “rei do baião”, e relaciona os nomes de Luiz Melodia, Luiz Gonzaga, Lamartine Babo, Jair Rodrigues e Lô Borges. Para o MP de Contas, a organização de concursos públicos é uma atividade “predominantemente intelectual”, sendo “imprescindível” que a empresa contratada disponha de um corpo técnico especializado.
por Sidney Martins, do Hoje Em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho