Pular para o conteúdo principal

MP PROPÕE AÇÕES CONTRA POLÍTICOS DE CARANDAÍ

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Carandaí, propôs Ação Civil Pública (ACP) por prática de ato de improbidade administrativa simultaneamente com declaratória de nulidade de atos administrativos, com pedido de liminar, contra o atual prefeito de Carandaí, na Zona da Mata, Mário do Livramento Rodrigues Pereira; contra o ex-prefeito de Carandaí Moacir Tostes de Oliveira; contra o ex-superintendente administrativo daquela cidade Milton Henriques Pereira e contra 27 servidores municipais nomeados irregularmente entre março e dezembro de 2006.

Dos 27 servidores nomeados irregularmente, 22 tiveram suas nomeações publicadas no dia 17 de março de 2006 e dois no dia 11 de julho, depois de expirado o prazo de validade do concurso regido pelo Edital n.º 001/2002: 14 de fevereiro. Os outros três servidores tiveram suas nomeações publicadas nos dias 13 de setembro e 11 de dezembro, datas posteriores ao dia 28 de agosto, limite de validade do certame regido pelo Edital n.º 002/2002.

Segundo o promotor de Justiça Rodrigo Silveira Protásio, que assina a ACP, "com a instauração de inquérito, verificou-se, mesmo depois da expiração do prazo de validade de concurso público - portanto não mais em vigor -, que o ex-prefeito de Carandaí Moacir Tostes de Oliveira, de forma ilícita, nomeou candidatos para provimento de cargos públicos, editando e publicando atos administrativos de nomeação com data retroativa, ferindo normas constitucionais que regem a matéria e incorrendo nas penas da Lei de Improbidade Administrativa".

Ainda conforme apurou o MPMG, o ex-prefeito Moacir Tostes de Oliveira também não observava a ordem de classificação no concurso, provendo os cargos de forma discricionária ao nomear candidatados conforme sua conveniência. Em relação ao atual prefeito de Carandaí, Mário do Livramento Rodrigues Pereira, mesmo sabendo dos atos praticados pelo seu antecessor, omitiu-se, aderindo à permanência de servidores nomeados ilegalmente nos quadros do município, motivo pelo qual foi incluído na ACP.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.