Pular para o conteúdo principal

MP PROPÕE AÇÕES CONTRA POLÍTICOS DE CARANDAÍ

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Carandaí, propôs Ação Civil Pública (ACP) por prática de ato de improbidade administrativa simultaneamente com declaratória de nulidade de atos administrativos, com pedido de liminar, contra o atual prefeito de Carandaí, na Zona da Mata, Mário do Livramento Rodrigues Pereira; contra o ex-prefeito de Carandaí Moacir Tostes de Oliveira; contra o ex-superintendente administrativo daquela cidade Milton Henriques Pereira e contra 27 servidores municipais nomeados irregularmente entre março e dezembro de 2006.

Dos 27 servidores nomeados irregularmente, 22 tiveram suas nomeações publicadas no dia 17 de março de 2006 e dois no dia 11 de julho, depois de expirado o prazo de validade do concurso regido pelo Edital n.º 001/2002: 14 de fevereiro. Os outros três servidores tiveram suas nomeações publicadas nos dias 13 de setembro e 11 de dezembro, datas posteriores ao dia 28 de agosto, limite de validade do certame regido pelo Edital n.º 002/2002.

Segundo o promotor de Justiça Rodrigo Silveira Protásio, que assina a ACP, "com a instauração de inquérito, verificou-se, mesmo depois da expiração do prazo de validade de concurso público - portanto não mais em vigor -, que o ex-prefeito de Carandaí Moacir Tostes de Oliveira, de forma ilícita, nomeou candidatos para provimento de cargos públicos, editando e publicando atos administrativos de nomeação com data retroativa, ferindo normas constitucionais que regem a matéria e incorrendo nas penas da Lei de Improbidade Administrativa".

Ainda conforme apurou o MPMG, o ex-prefeito Moacir Tostes de Oliveira também não observava a ordem de classificação no concurso, provendo os cargos de forma discricionária ao nomear candidatados conforme sua conveniência. Em relação ao atual prefeito de Carandaí, Mário do Livramento Rodrigues Pereira, mesmo sabendo dos atos praticados pelo seu antecessor, omitiu-se, aderindo à permanência de servidores nomeados ilegalmente nos quadros do município, motivo pelo qual foi incluído na ACP.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.