Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ASSUME SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL


Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador

Assinando o termo de posse na secretaria
O novo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), assumiu o cargo durante uma cerimônia rápida e informal, na tarde desta segunda-feira, 3. O ex-secretário Moacyr Lobato de Campos Filho fez a transmissão do cargo e assumiu a Controladoria Geral do Estado. A solenidade, realizada no prédio Minas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lellis Filho, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), entre outras autoridades e servidores.

Em seu pronunciamento, o novo secretário disse ter recebido “com surpresa” o convite do governador Antonio Anastasia para assumir a pasta. Ele alega que aceitou o desafio com “tranquilidade”, devido à confiança que tem na equipe que compõe a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cujo trabalho levou Minas Gerais a ser hoje uma referência na área de segurança pública. “Isso se deve ao excelente corpo técnico desta secretaria. O governador, ao me convocar, lembrou que, desde a antiguidade, segurança, saúde e educação, constituem a espinha dorsal de qualquer governo. Nosso desafio é continuar fazendo com que Minas Gerais mantenha os bons indicadores dos últimos anos. Tenham em mim, um colega, trabalhador empenhado”, declarou.

Entre as prioridades citadas pelo novo secretário consta a continuidade de assunção das cadeias sob custódia da Polícia Civil, a integração das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, a prevenção à criminalidade nas áreas de grande vulnerabilidade social e a intensificação das ações de combate ao crack. “É uma pasta importante, sem dúvida. É uma honra ter sido indicado pelo governador para assumir justamente a pasta de Defesa Social, cujo arcabouço foi desenhado por ele próprio, quando assumiu esta Secretaria no primeiro Governo Aécio Neves”.

Trajetória
Lafayette Andrada tem 44 anos, é casado com Luciana Pires Amaral de Andrada e é pai de Lafayette Bonifácio Amaral de Andrada, de 16 anos, e Doorgal Lafayette Amaral de Andrada, de cinco. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é secretário-geral do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Minas Gerais. Ele foi Técnico do Ibama; membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; superintendente de Assuntos Municipais do Governo Aécio Neves (2005/06); secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena, no Campo das Vertentes; vereador em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Lavras, no Sul de Minas.

Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador. “Em situações de conflito, ele sempre chama as partes envolvidas para conversar. Gosta de ouvir o que têm a dizer antes de se posicionar”.

O ex-secretário Moacyr Lobato lembrou, durante a cerimônia de transmissão do cargo, de uma situação problemática ocorrida em Barbacena, que o então deputado Lafayette Andrada, com a colaboração de servidores da secretaria e da Assembleia Legislativa, ajudou a resolver. “Relembro este caso para registrar de modo enfático a presença constante, a solidariedade e a liderança de Lafayette Andrada que, ao lado de outros deputados, sempre foi um dos grandes colaboradores da Seds. Hoje temos um secretário jovem, com uma enorme capacidade de liderança e aglutinação e que, por certo, levará a tarefa, que é complexa, da maneira mais competente possível”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.