Pular para o conteúdo principal

COMUNIDADE ACADÊMICA AVALIA ENSINO NA UFLA

José Roberto Scolforo é o responsável pela modernização da UFLA
Em reunião do Colégio Eleitoral da UFLA realizada na tarde de terça-feira, 5, o professor José Roberto Soares Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi eleito como vice- reitor da UFLA, em razão da aposentadoria do então vice-reitor, professor Elias Tadeu Fialho. Nesta mesma semana, atendendo solicitação do Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep) de que todas as instituições de ensino superior, públicas ou privadas promovam anualmente a autoavaliação institucional, a UFLA através de sua comissão permanente de avaliação, divulga os resultados alcançados pela universidade em 2010.


No final do ano de 2010, a comunidade universitária da UFLA era composta de 4.642 alunos de graduação, 1.417 alunos de pós-graduação (não incluindo alunos de cursos à distância), 461 docentes e 401 técnico-administrativos. No período de 07 a 13 de dezembro de 2010 foram entrevistados 355 alunos dos cursos de graduação e 298 alunos de cursos de pósgraduação da UFLA. No período de 22 a 28 de fevereiro de 2011 foram entrevistados 207 docentes e 197 servidores técnicos administrativos da UFLA. Apesar da ampla divulgação dos trabalhos da construção do PDI, a pesquisa de opinião pública realizada mostrou que a maioria dos alunos de graduação (70%) e pós-graduação (50%) não sabe o que é o PDI.

Com relação à pesquisa de opinião, aproximadamente, 73% dos alunos de graduação consideram o quesito salas de aula como Bom ou Ótimo, sendo, contudo a ventilação o item menos bem avaliado (54%), o que é em parte causado por manutenção ineficiente de ventiladores. Em relação ao corpo docente, em geral, 72% dos alunos entrevistados o considera como Bom ou Ótimo. Este número é muito similar ao atribuído aos servidores técnico-administrativos (71%). Contudo, apenas 44% dos alunos avaliam positivamente o quesito Divulgação de atividades de ensino para estudantes, atribuindo-o uma nota 5,9 numa escala de 0 a 10. A percepção geral da utilidade da educação recebida na UFLA é, curiosamente, menos favorável do que a avaliação dos professores e infra-estrutura de ensino.

Aproximadamente 68% dos alunos consideram a aplicabilidade do ensino recebido para o desenvolvimento do País/Região como boa ou ótima, e 65% assim avaliam o quesito “Maneira que a UFLA prepara os alunos para o mercado de trabalho”. A pesquisa de opinião por amostragem apontou que 78% dos pós-graduandos consideram o quesito salas de aula como Bom ou Ótimo, média maior que para a Graduação, sendo ainda a ventilação o item menos bem avaliado (65%). Em relação ao corpo docente em geral, 87% dos alunos entrevistados o considera como Bom ou Ótimo, número muito superior aos 72% encontrados no ensino de Graduação. A aprovação atribuída aos servidores técnicoadministrativos é 73%, similar à Graduação.

Segundo seus relatórios trimestrais a Ouvidoria recebeu 262 manifestações em 2010, de forma crescente a cada trimestre, da seguinte forma: 183 na forma de consultas; 38 na forma de reclamação; 17 na forma de denúncia; 10 na forma de sugestão e 14 na forma de elogio. Todas as manifestações foram respondidas e os assuntos encaminhados aos responsáveis, quando necessário, sob a supervisão da Ouvidoria. Apesar disso, o serviço de Ouvidoria recebeu a pior avaliação através da pesquisa de opinião realizada entre os alunos, docentes e os servidores (respectivamente 28%; 25% e 35% de satisfação com avaliação entre bom e ótimo).
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...