Pular para o conteúdo principal

COMO FUNCIONA O GOOGLE EARTH E STREET VIEW?

"Muitas vezes fazendeiros, incorporadoras e governos precisam de imagens de satélite atualizadas de certas regiões. Se eles pedem exclusividade, a imagem sai mais cara. Caso contrário, ela vai acabar no Maps/Earth", explica Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil.
Navegar por todo o planeta ou melhor ainda, voar por toda a Terra, explorar oceanos e até mesmo Marte ou a Lua. O Google Earth faz qualquer um passar horas e horas passeando pelo mundo, mas ele é mais parecido com o Google Maps do que dá para imaginar. Maps e Earth são feitos sobre a mesma base: fotos obtidas por satélites e aviões de empresas contratadas pelo Google que tiram fotos em alta resolução de todos os lugares possíveis e imagináveis. "Muitas vezes fazendeiros, incorporadoras e governos precisam de imagens de satélite atualizadas de certas regiões. Se eles pedem exclusividade, a imagem sai mais cara. Caso contrário, ela vai acabar no Maps/Earth", explica Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil.

A grande mágica do Google em todo o processo é organizar toda a informação e publicar no Earth/Maps. "Nossa grande tecnologia é a apresentação, com o zoom e a navegação pelo mundo", comenta o gerente. "As fotos já chegam ao Google ortorretificadas, quer dizer, com a orientação certa de norte e sul, coordenadas corretas e perpendicular ao solo, com a correção da distorção do satélite. Temos que costurar as imagens distintas e gerar essa fachada de todo o globo", explica.

A apresentação final do Google Earth, claro, é diferente da feita para o Maps, que assume mais uma função de serviço de buscas de informações. A atualização das imagens de satélite e aviões usadas nos produtos é feita uma ou duas vezes por ano, e depende muito da disponibilidade das imagens no caso do fazendeiro que quer ver a situação das suas terras, por exemplo, e não pediu exclusividade, a imagem segue automaticamente para o Google. E se existir algum lugar que o satélite não capture as imagens em alta resolução, o Earth fica desatualizado.

Um passo final no conteúdo do Google Earth e do Maps é o Street View, com carros e triciclos com câmeras que capturam imagens em 360 graus na horizontal e 270 graus na vertical das ruas de cidades de todo o mundo. Curiosamente, esse é o único conteúdo produzido pelo próprio Google. Lavras e Varginha, ambas no Sul de Minas e Juiz de Fora, na Zona da Mata,  já têm carros do Street View rodando para mostrar esses locais no mapa pelo ponto de vista da rua, mas não há previsão ainda de lançamento do Google Street View para essas cidades, enquanto o Earth deverá disponibilizar as atualizações em novembro deste ano. Ambos são produtos diferentes oferecidos pela Google Inc.
do Terra Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...