A primeira etapa do Contorno de Betim, via alternativa para o tráfego rodoviário de longa distância, será inaugurada nesta quarta-feira, 30, em uma solenidade no Centro Administrativo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Após a apresentação do trabalho executado pela Autopista Fernão Dias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, haverá uma carreata no trecho entregue aos usuários da Rodovia Fernão Dias. A obra da primeira fase do Contorno, trecho que liga o trevo da BR-262, no Km 497,5 da Fernão Dias, ao trevo de acesso ao bairro Bandeirinhas, teve início em setembro de 2010, após o recebimento da licença ambiental pela Autopista Fernão Dias.
Com extensão de 2,75 quilômetros, a primeira etapa da obra passou pela execução de serviços preliminares, com obras de terraplenagem, pavimentação e drenagem superficial. A finalização das intervenções envolveu o término da capa asfáltica, a sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas), e o paisagismo. A segunda etapa da construção do Contorno de Betim, com extensão de 5,38 quilômetros, começa no trevo Bandeirinhas e segue até a altura da Krupp, no Km 491,3 da Fernão Dias. As obras já foram iniciadas (em setembro de 2011), com a limpeza da área de domínio da rodovia, a implantação do caminho de serviço, a drenagem e a liberação das áreas desapropriadas.
Atualmente está na fase de entrega dos relatórios para a obtenção das licenças ambientais e arqueológicas necessárias para a supressão de vegetação e a intervenção em áreas de preservação permanente e em recursos hídricos, entre outras. No total, o Contorno terá aproximadamente 8 quilômetros de extensão. A previsão é que a segunda etapa das obras seja concluída em fevereiro de 2013. O Contorno aumentará o conforto e a segurança dos usuários da rodovia Fernão Dias, criando uma alternativa para o tráfego e desafogando a pista atual, que se tornou uma “avenida”, devido ao intenso tráfego urbano da região de Betim (MG). O trecho em construção será uma via fechada, medida necessária para que sejam mantidas suas características de tráfego rodoviário.
Um pouco da história do Contorno de Betim
A construção do Contorno de Betim teve início em meados da década de 1990. Este corredor viário fazia parte do programa de duplicação da Fernão Dias e teve início na primeira etapa das obras. O objetivo era melhorar as condições de trafegabilidade na rodovia. A criação do Contorno para o tráfego rodoviário foi paralisada e sua construção foi excluída do programa da duplicação. Cerca de 15 anos depois, a obra foi inserida no contrato de concessão da Autopista Fernão Dias.
O projeto anterior, iniciado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, não pôde ser aproveitado integralmente, pois estava defasado em relação à nova realidade do tráfego na região – mais de 10 anos da concepção inicial. Um novo projeto foi contratado, visando a adequação à realidade das condições atuais de tráfego. O projeto da primeira etapa foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)em agosto de 2010, e, o da segunda etapa, em julho de 2011. Ambos buscaram manter-se o mais fiel possível ao projeto original, ou seja, a terraplenagem original e as obras de arte (viadutos) foram mantidas.
com assessoria
Um comentário:
Parabéns à lentidão, à burocracia, e à conclusão parcial de 3 Km de uma obra iniciada há quase 20 anos.
Infelizmente nós, Mineiros de nascimento e coração, temos que nos contentar com uma política fraca e inexpressiva, que faz o Estado perder investimentos continuamente.
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