Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL 2012 - MPF QUER IMPEDIR EVENTO DE PRÉ-CARNAVAL NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE POÇOS

MPF concedeu prazo de 24 horas para que o prefeito confirme a realização da festa no pátio da Estação Ferroviária
O Ministério Público Federal (MPF) em Pouso Alegre recomendou ao prefeito municipal de Poços de Caldas, Paulinho Courominas (PPS) que suspenda a realização de evento carnavalesco previsto para acontecer na Estação Ferroviária Mogyana, também chamada de Fepasa, localizada naquela cidade. Segundo notícias veiculadas na mídia local, o evento irá eleger na próxima sexta-feira, 10, o Rei Momo e a rainha do carnaval de Poços de Caldas, com a apresentação também do show de uma banda carioca.

O problema é que, em vistoria técnica realizada no imóvel, peritos do MPF afirmaram que “os ambientes da estação ferroviária não foram concebidos para acolher e suportar eventos dessa natureza. A movimentação de grandes grupos de pessoas, nos moldes noticiados, pode causar danos às estruturas, paredes, gradis, janelas e outros equipamentos que fazem parte do patrimônio histórico”. Na verdade, a estação ferroviária, um belo exemplar do século XIX inaugurado por Dr. Pedro II, já vem sofrendo danos estruturais em virtude da utilização inadequada pela prefeitura.

Entre outras irregularidades, os peritos do MPF apontaram que, “no pátio lateral da estação, o trânsito de veículos sobre o piso revestido com ladrilhos hidráulicos (provavelmente originais) causou a quebra e desnivelamento do calçamento concebido para uso exclusivo de pedestres”. Além disso, as telhas originais - cerâmicas do tipo francesa - foram substituídas por telhas onduladas, de fibrocimento, descaracterizando totalmente o bem.

Para o procurador da República José Lucas Kalil, “a realização de um evento carnavalesco, para o qual deve afluir uma multidão de pessoas, com a presença inclusive de carros de som, coloca em risco a própria estrutura do bem tombado, sendo inconcebível que a prefeitura se omita no seu dever de preservar esse patrimônio”. O MPF concedeu prazo de 24 horas para que o prefeito confirme a realização da festa no pátio da Estação Ferroviária. Caso isso aconteça, o procurador da República avisa que não verá outra saída senão a de levar o caso a juízo, com eventual responsabilização dos gestores municipais por improbidade administrativa.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

MEC REALIZA INAUGURAÇÃO E VISITAS EM MINAS GERAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Minas Gerais, na quarta-feira, 11 de fevereiro, com chegada prevista em Sete Lagoas (MG) às 10h (horário de Brasília). O primeiro compromisso oficial será uma visita técnica às obras de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde acompanhará o andamento das intervenções que visam ampliar a oferta de vagas e a infraestrutura da unidade. No período da tarde, ainda em solo sete-lagoano, o ministro se deslocará para o campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), às 14h.  Na quinta-feira (12), a agenda terá continuidade no município de Machado (MG), onde o ministro inaugurará, às 10h, o novo restaurante estudantil do Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Após o descerramento da placa inaugural, participará de um almoço no próprio restaurante junto aos estudantes, simbolizando a entrega oficial da nova estrutura de assistência estudantil. Camilo Santana encerrará a c...