Pular para o conteúdo principal

JUIZ DE FORA JÁ VIVE O CLIMA DE ELEIÇÃO

Cidade prepara-se para eleições tendo pelo menos oito nomes posicionados para a disputa
No xadrez político da disputa pela prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de outubro, muitas peças já começam a ser movimentadas. Pelo menos oito lideranças são colocadas no tabuleiro como pré-candidatas nesta altura jogo: Alberto Bejani (PSL), Bruno Siqueira (PMDB), Custódio Mattos (PSDB), Edmar Moreira (PR) Isauro Calais (PMN), Júlio Delgado (PSB), Margarida Salomão (PT) e Wadson Ribeiro (PC do B). A movimentação – ou a permanência – na peleja, como nos melhores torneios, envolverá muita estratégia nas próximas semanas.

Com o peso eleitoral das últimas eleições, em 2008, quando partiram para o enfrentamento direto no segundo turno, o atual prefeito, Custódio Mattos (PSDB), e a ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Margarida Salomão (PT) devem ser naturalmente considerados peças chave na disputa que envolve peões, bispos, damas e reis. Até pelo fato de os dois serem os únicos de maior expressão praticamente confirmados para tentar um xeque-mate.

O cientista político e professor da UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal, confirma que provavelmente o protagonismo das próximas eleições municipais novamente recaia sobre esses dois nomes, restabelecendo na esfera local a rivalidade entre petistas e tucanos, a exemplo do que vem acontecendo na política nacional. “O tipo de estratégia de cada um vai depender da confirmação ou não dos outros nomes que vão para a disputa com eles”, pondera o analista.

O atual prefeito tem a seu favor a máquina administrativa e também a larga experiência política. Se vencer, Custódio ocupará pela terceira vez o cargo da quarta cidade do Estado, por sinal, a maior administrada pelos tucanos em Minas. O apoio do governador Antonio Anastasia (PSDB), além da importância de os tucanos contarem com Juiz de Fora no projeto político do senador Aécio Neves (PSDB) de se candidatar à Presidência da República, são alguns dos trunfos do prefeito. Já a professora Margarida Salomão, apesar da derrota no segundo turno em 2008, vem, desde então, fazendo história dentro e fora do múltiplo facetado PT de Juiz de Fora. A ex-reitora da UFJF fez o que é difícil e conseguiu unir as várias tendências locais da legenda em torno de sua pré-candidatura.

Eleitoralmente, além do apoio do governo federal, mostrou força na última eleição municipal, levando os petistas, pela primeira vez, ao segundo turno no município, conquistando 137.719 votos, equivalentes a 48,18% dos votos válidos. Em 2010, embora terminando como suplente do PT no Estado, conquistou 66.779 votos para a Câmara dos Deputados, quase o dobro do segundo colocado, o deputado federal Júlio Delgado (PSB), provável concorrente em outubro.

No extremo oposto do xadrez eleitoral, três peças com menos popularidade precisarão de jogadas de mestre para alavancarem seus nomes. Curiosamente, o vereador Isauro Calais (PMN) é, entre todos, o único a ter lançado oficialmente, em outubro do ano passado, a pré-candidatura à prefeitura. Edmar Moreira (PR), conhecido com o deputado do Castelo, que tem domicílio eleitoral em Juiz de Fora, surge como alternativa dos Republicanos para fortalecer a legenda no interior. Apesar do desgaste da saída do governo Dilma, o ex-secretário do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro (PC do B), também está no páreo.
por Ricardo Beghini, do Hoje em Dia
com foto de Ana Lewer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.