Pular para o conteúdo principal

SEDS APOIA PROJETO "SE CUIDA" DO COMPLEXO PENITENCIÁRIO FEMININO ESTEVÃO PINTO


Foram realizadas no Complexo Penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 13, as atividades do Projeto Se Cuida. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apoia a iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que tem o objetivo de ajudar as detentas no processo de reinserção social, por meio de cursos, palestras e atividades culturais. Cerca de 250 detentas receberam kits de higiene pessoal doados pela Sedese e entregues para representantes de cada alojamento, que também assistiram a uma apresentação do artista Thiago Comédia e um desfile de cortes e penteados de cabelos produzidos por detentas.

“O evento de hoje marca ainda as comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e celebra mais uma das atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social”, explica o subsecretário de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade de Oliveira, da Seds. A primeira atividade do projeto foi realizada no dia 08 de março, na ala feminina do Presídio de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de BH.

Necessidades do mercado
Dezoito detentas do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, com idades entre 22 e 35 anos, apresentaram os resultados do aprendizado do curso de beleza em um desfile com a caracterização de roupas sintonizadas com os cortes afro, moicano, penteado japonês, tranças e outros. A fundadora da ONG, Dora Alves, ensina a profissão de cabeleireira há aproximadamente 40 anos e incentiva as detentas a aprenderem uma atividade rentável, e ainda ajuda no processo de autoestima de suas alunas.

“Vocês fazem muito mais falta lá fora do que podem imaginar e com apenas um pente e uma tesoura nas mãos são capazes de fazer uma revolução nas suas vidas”, destacou. A pedagoga da unidade prisional feminina, Delma Silva, destaca o quanto as detentas estão empolgadas com a possibilidade de geração de renda. “Elas acreditam muito e demonstram bastante interesse. O curso não é voltado apenas para as técnicas, mas propicia também momentos de reflexão e estímulo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.