Pular para o conteúdo principal

MERCADANTE EMPOSSA SCOLFORO





O ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), empossou na tarde desta terça-feira, 29, em Brasília, José Roberto Soares Scolforo no cargo de reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais, para a gestão 2012 a 2016. O reitor empossado disse que a UFLA cresceu com sustentabilidade e avançou no desempenho acadêmico, passando da 15ª para a primeira posição no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) entre as federais.


“A UFLA é a quinta instituição pública a enviar estudantes para o Programa Ciência sem Fronteiras. Estamos interessados em intercâmbios mais curtos, de três a seis meses, e mais frequentes, além da vinda de pesquisadores”, comentou o reitor Scolforo.  A Universidade Federal de Lavras foi criada em 1994 e oferece mais de 2 mil vagas na graduação, em 30 cursos, além de 28 cursos de mestrado e 20 de doutorado. O ministro Mercadante elogiou o projeto da UFLA de criar um parque tecnológico. “Um parque tecnológico permite criar ambiente para a pesquisa e a ciência, atrai investimentos, cria incubadoras. Será um desdobramento dessa expansão da UFLA”, disse.


José Roberto Soares Scolforo é natural de Castelo, Espírito Santo. Fez graduação e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciou sua carreira profissional como professor em 1980, na Universidade Federal da Paraíba. Em 1983, transferiu-se para a Universidade Federal de Lavras, onde é professor titular desde 1995 em biometria, inventário e manejo florestal. Desde então ocupou diversos cargos administrativos como chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, pró-reitor e vice-reitor.


Scolforo é pesquisador em produtividade de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento cietnífico e Tecnológico (CNPq) nível 1A. Coordena pesquisa em florestas plantadas, projetos sobre modelos de crescimento e produção, manejo e inventário florestal para eucalipto pinus. Em florestas nativas é um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do cerrado. Ele também atuou em programas de pesquisa na região amazônica, em Minas Gerais e no Espírito Santo.


É autor de vários livros temáticos e de mais de 730 trabalhos como artigos científicos, livros, trabalhos em congresso. Orientou mais de 320 estudantes. Em 2011, recebeu o Prêmio Frederico de Menezes Veiga pela contribuição ao país no desenvolvimento de tecnologias de sustentabilidade dos Biomas existentes no Brasil, da Embrapa.

Sessão Solene de Transmissão de Cargo de Reitor ao professor José Roberto Soares Scolforo e posse da Vice-Reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e da equipe de gestão, quadriênio 2012-2016.

Data: 4 de junho de 2012
Horário: 19 horas
Local: Salão de Convenções - UFLA

Comentários

Janio Bragança disse…
Parabens a UFLA Parabens ao Professor Nazareno e Parabens ao Prof. Scholforo.Ufla, Lavras, Minas e Brasil só tende a crescer com estas pessoas sérias competentes e comprometidas para o bem comum.

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.