Pular para o conteúdo principal

A SUCESSÃO - SCOLFORO E ÉDILA TEM COMO DESAFIO COLOCAR A UFLA ENTRE AS MELHORES DO MUNDO


Nazareno Mendes fez de José Roberto Scolforo o seu sucessor: expectativa é que assuma um cargo no Governo Federal
Após 8 anos de gestão, o professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes deixará a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no final deste mês de maio. Em sua gestão, avanços na infraestrutura e na qualidade da pesquisa foram destaques apontados no relatório anual de autovaliação institucional da Ufla, documento elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Um dos últimos desafios alcançados neste final de mandato foi à autorização por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Bacharelado em Direito, o primeiro do Sul de Minas em universidade pública.

Vários municípios chegaram a mobilizar suas forças políticas com o objetivo de trazer um campus da Ufla para suas cidades. Ao optar por manter os investimentos do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) no campus de Lavras, o professor Nazareno Mendes transformou a universidade em imenso canteiro de obras, o que agregou grande mão de obra da cidade e contribui para a geração de emprego e renda. 

O Índice Geral de Cursos das Instituições (IGC) editado pelo Ministério da Educação e divulgado no final do ano de 2011 posicionou a Universidade Federal de Lavras em primeiro lugar no estado de Minas Gerais e a segunda no Brasil (sendo a primeira do País entre as universidades federais). Entre os novos desafios do reitor eleito professor José Roberto Soares Scolforo está a captação de novos recursos ao Ministério da Educação (MEC) e instituições financiadoras, maior difusão da extensão e cultura, aproximação da Universidade com a sociedade por meio de novas metodologias de comunição e avançar no objetivo de colocar a Ufla entre as melhores universidades do mundo.

A consulta informal à comunidade acadêmica para escolha do reitor e vice-reitor, foi realizada no dia 29 de novembro do ano passado, tendo como resultado a vitória da chapa composta pelos professores Scolforo e Édila, com 75% dos 2974 votos válidos _ 416 docentes, 390 técnicos administrativos e 2.751discentes foram às urnas, representando cerca de 90% de docentes e técnicos e 40% dos estudantes com direito ao voto.

Os professores Scolforo e Édila receberam a preferência – aproximada – de 70% dos professores, 78% de técnicos administrativos e 80% dos estudantes. O total de votos brancos e nulos somou 3,23% do total de votos. O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu-se então no dia 15 de dezembro passado, para a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de reitor da Instituição na gestão 2012-2016.

A lista tríplice, que foi enviada para a Presidência da República e aguarda a sanção da presidenta Dilma Roussef (PT), foi composta das seguintes indicações ao cargo de reitor: 1ª professor José Roberto Soares Scolforo, 2ª professora Édila Vilela Resende de von Pinho e 3ª professor João Almir Oliveira. A nomeação para a vice-reitoria será delegada ao reitor nomeado, que assume a gestão no final de maio de 2012.

Desafios
Dentro da nova gestão que se aproxima, além da reorganização institucional-administrativa, a universidade sinaliza para outras metas, entre as quais se destacam: a expansão da UFLA com a criação de novos campi; integrar a UFLA no Consórcio das Universidades do Sul/Sudeste de Minas Gerais e estudar a viabilidade da UFLA passar a oferecer o Ensino Médio por meio de um colégio universitário ou colégio técnico universitário.

Na organização acadêmica do ensino de graduação, as diretrizes da UFLA estão centradas na expansão da oferta de vagas com qualidade utilizando-se de práticas pedagógicas inovadoras e a oferta de novos cursos, entre eles, Direito, Geologia, Biotecnologia, Pedagogia e as Engenharias: Química, Mecânica, Elétrica, Civil e Produção. Na organização acadêmica do ensino de pós-graduação pretende-se além de consolidar os Programas existentes, com a ampliação do número de cursos de pós-graduação com conceitos iguais a seis e sete, também ampliar o número de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.