O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD) tem grandes chances de voltar à Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2 no município entre os dias 17 e 21 de maio. O parlamentar, que comandou a cidade entre 1997 e 2000, lidera o levantamento com ampla vantagem em todas as simulações realizadas. No primeiro cenário, que inclui todos os possíveis candidatos, Thadeu tem 44,6% das intenções de voto. O atual prefeito, Paulo César Silva, mais conhecido como Paulinho Courominas (PPS), está com 15,0% em segundo lugar, posição que sustenta nos demais quadros. Na sequência, aparece o vereador Marcus Togni (PSB), com 13,2%.
O líder comunitário Waldir Inácio (PSOL) tem 2,4% da preferência, seguido do ex-vereador Rovilson Lima (PMN), com 1,4%, e de Canjiquinha (PSC), com 0,8%. No cenário seguinte, em que o nome de Lima é excluído, o deputado amplia a margem sobre Courominas: eles têm, respectivamente, 45,2% e 15%. Togni é o preferido de 13,6% dos pesquisados. Já Inácio tem 2,6%, enquanto Canjiquinha mantém 0,8%. No terceiro quadro, sem o representante do PSC, Thadeu aparece com 45,4%, enquanto o prefeito permanece com 15%. O vereador pelo PSB é o escolhido de 13,8%, enquanto Waldir Inácio tem 2,8%.
O pré-candidato do PSD amplia sua vantagem no cenário sem o líder comunitário do PSOL e que mantém excluídos Rovilson Lima e Canjiquinha. Nele, Geraldo Thadeu é o preferido de 46,4% dos eleitores. Paulinho Courominas segue com 15% das intenções de voto, e Marcus Togni, 14,4%. O DataTempo/CP2 também promoveu um hipotético confronto direto entre os dois melhores colocados, como vem fazendo nas pesquisas recentes sobre as disputas municipais. Na simulação para Poços de Caldas, Thadeu recebe 52,6% das intenções contra 16,4% do atual prefeito e provável candidato à reeleição.
Aberto - A demonstração de que a sucessão na cidade do Sul do Estado ainda está indefinida vem com os dados do levantamento espontâneo, em que os nomes dos postulantes não são apresentados ao eleitor. A soma dos que não conhecem os candidatos com os indecisos e os que disseram que não votariam em ninguém é de aproximadamente 70%. Courominas, com 7,4% das menções, e Geraldo Thadeu, com 6,2%, estão em empate técnico. Na sequência, foram lembrados os dois últimos prefeitos: Paulo Tadeu (PT), por 5,6%, e Sebastião Navarro Filho (DEM), por 2,0%.
O eleitor também foi questionado sobre qual candidato não receberia o voto dele, e o mais rejeitado é o atual prefeito, por 40,4%, seguido por Marcus Togni, por 17,8%. Dos entrevistados, 14,4% disseram que não votariam em nenhum, enquanto outros 12,6% disseram que optariam por qualquer um. Já Thadeu é rejeitado por 8,4%.
Maioria reprova atual administração da cidade
O eleitor de Poços de Caldas demonstra estar insatisfeito com o trabalho de Paulinho Courominas (PPS) na prefeitura. Dos entrevistados pela pesquisa DataTempo/, 56,2% desaprovam a gestão atual, contra 36,0% que aprovam. O principal motivo de rejeição, segundo o levantamento, é que o prefeito não administra da maneira correta, opinião de 36,7%. Outros 18,9% criticaram a gestão da saúde, enquanto 15,3% disseram que Courominas não cumpre as promessas de campanha.
A insatisfação da população também aparece na avaliação da atual administração municipal. Para 22,8%, ela é boa ou muito boa. O trabalho é regular na visão de 31,2% dos pesquisados, enquanto 44,6% avaliam-na como ruim ou muito ruim.
por João Gualberto Júnior - de O Tempo
Comentários