Pular para o conteúdo principal

THADEU LIDERA A DISPUTA PELA PREFEITURA DE POÇOS DE CALDAS

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD) tem grandes chances de voltar à Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pelo instituto DataTempo/CP2 no município entre os dias 17 e 21 de maio. O parlamentar, que comandou a cidade entre 1997 e 2000, lidera o levantamento com ampla vantagem em todas as simulações realizadas. No primeiro cenário, que inclui todos os possíveis candidatos, Thadeu tem 44,6% das intenções de voto. O atual prefeito, Paulo César Silva, mais conhecido como Paulinho Courominas (PPS), está com 15,0% em segundo lugar, posição que sustenta nos demais quadros. Na sequência, aparece o vereador Marcus Togni (PSB), com 13,2%.

O líder comunitário Waldir Inácio (PSOL) tem 2,4% da preferência, seguido do ex-vereador Rovilson Lima (PMN), com 1,4%, e de Canjiquinha (PSC), com 0,8%. No cenário seguinte, em que o nome de Lima é excluído, o deputado amplia a margem sobre Courominas: eles têm, respectivamente, 45,2% e 15%. Togni é o preferido de 13,6% dos pesquisados. Já Inácio tem 2,6%, enquanto Canjiquinha mantém 0,8%. No terceiro quadro, sem o representante do PSC, Thadeu aparece com 45,4%, enquanto o prefeito permanece com 15%. O vereador pelo PSB é o escolhido de 13,8%, enquanto Waldir Inácio tem 2,8%.

O pré-candidato do PSD amplia sua vantagem no cenário sem o líder comunitário do PSOL e que mantém excluídos Rovilson Lima e Canjiquinha. Nele, Geraldo Thadeu é o preferido de 46,4% dos eleitores. Paulinho Courominas segue com 15% das intenções de voto, e Marcus Togni, 14,4%. O DataTempo/CP2 também promoveu um hipotético confronto direto entre os dois melhores colocados, como vem fazendo nas pesquisas recentes sobre as disputas municipais. Na simulação para Poços de Caldas, Thadeu recebe 52,6% das intenções contra 16,4% do atual prefeito e provável candidato à reeleição.

Aberto - A demonstração de que a sucessão na cidade do Sul do Estado ainda está indefinida vem com os dados do levantamento espontâneo, em que os nomes dos postulantes não são apresentados ao eleitor. A soma dos que não conhecem os candidatos com os indecisos e os que disseram que não votariam em ninguém é de aproximadamente 70%. Courominas, com 7,4% das menções, e Geraldo Thadeu, com 6,2%, estão em empate técnico. Na sequência, foram lembrados os dois últimos prefeitos: Paulo Tadeu (PT), por 5,6%, e Sebastião Navarro Filho (DEM), por 2,0%.

O eleitor também foi questionado sobre qual candidato não receberia o voto dele, e o mais rejeitado é o atual prefeito, por 40,4%, seguido por Marcus Togni, por 17,8%. Dos entrevistados, 14,4% disseram que não votariam em nenhum, enquanto outros 12,6% disseram que optariam por qualquer um. Já Thadeu é rejeitado por 8,4%.

Maioria reprova atual administração da cidade
O eleitor de Poços de Caldas demonstra estar insatisfeito com o trabalho de Paulinho Courominas (PPS) na prefeitura. Dos entrevistados pela pesquisa DataTempo/, 56,2% desaprovam a gestão atual, contra 36,0% que aprovam. O principal motivo de rejeição, segundo o levantamento, é que o prefeito não administra da maneira correta, opinião de 36,7%. Outros 18,9% criticaram a gestão da saúde, enquanto 15,3% disseram que Courominas não cumpre as promessas de campanha.

A insatisfação da população também aparece na avaliação da atual administração municipal. Para 22,8%, ela é boa ou muito boa. O trabalho é regular na visão de 31,2% dos pesquisados, enquanto 44,6% avaliam-na como ruim ou muito ruim.
por João Gualberto Júnior - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...