Pular para o conteúdo principal

EX-REITORES QUEREM LEVAR EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA PREFEITURAS

Apuração dos votos para diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em que Silas Costa Pereira sagrou-se vencedor
Eles adquiriram experiência administrando universidades muitas com orçamento quase duas vezes maior que das cidades onde estão localizadas. Nas disputa das eleições 2012, em Minas Gerais, três ex-reitores disputam a prefeitura de importantes municípios do Estado. Helvécio Reis, do Partido dos Trabalhadores (PT), ex-reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas Vertentes, disputa a prefeitura desta importante cidade turística e histórica de Minas. O petista tem como vice Cristina Lopes, esposa do deputado federal Reginaldo Lopes, também do PT. Em 2004, candidatou-se ao cargo de reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, sendo eleito com pouco mais da soma dos votos dos outros dois candidatos e vencido nos três segmentos. 

Em 2008, Helvécio foi candidato único à reeleição, tendo sido referendado por mais de 78% dos eleitores dos três segmentos da UFSJ. Em sua gestão, foram criados o campus Alto Paraopeba, na região de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba, com os cursos de engenharias Química, Mecatrônica, Civil, Telecomunicações e Bioprocessos; o campus Centro-Oeste "Dona Lindu", em Divinópolis, com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica o campus Sete Lagoas, dentro da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo, com o Programa Institucional de Bioengenharia, que inclui o Bacharelado de Biossistemas e os cursos de Zootecnia (em São João del-Rei) e as engenharias Agromômica e de Alimentos (em Sete Lagoas). A vice, Valéria Kemp, com o apoio de Helvécio, se elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da histórica instituição.

Em Lavras, no Sul de Minas, com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB), do governador Antonio Anastasia (PSDB) e com uma ampla coligação de partidos, o ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Silas Costa Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira, lançou-se candidato a sucessão da prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Silas era diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 15 de dezembro de 1994, pela lei 8956, o presidente Itamar Franco eleva a ESAL à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Silas Costa Pereira passa a ser seu primeiro reitor. 

Em seu mandato foi criado o Departamento de Educação, (DED), o curso de graduação em Medicina Veterinária, de novos cursos de Mestrado e Doutorado e a plenificação do curso de Administração. Naquela época a universidade passou a ter sete cursos de graduação, cinco de doutorado e três de especialização por tutoria a distância. Houve neste período aumento significativo no orçamento e na relação candidato-vaga nos vestibulares. A estrutura física quase dobrou em quatro anos chegando a cem mil metros quadrados de área construída.

Foram construídas unidades que passaram a integrar os Departamentos de Administração e Economia, Agricultura, Biologia, Ciências Florestais, Ciências Exatas, Zootecnia e Medicina Veterinária, além de vinte e seis mil metros quadrados de reformas e ampliações prediais. No anuário estatístico do MEC-SENESU de 1992, no que se refere à qualificação docente, a então ESAL ocupava a 2ª posição entre as Instituições de Ensino Superior supervisionadas pelo MEC. Depois de muitos anos, conseguimos ampliar o quadro docente e técnico-administrativo, o que foi de fundamental importância para o posterior desenvolvimento da Instituição.

Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, por dois mandatos consecutivos, Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidata à prefeitura de Juiz de Fora e perdeu no 2º turno. Em 2012, ela tenta novamente alcançar a administração do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...