Pular para o conteúdo principal

EX-REITORES QUEREM LEVAR EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA PREFEITURAS

Apuração dos votos para diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em que Silas Costa Pereira sagrou-se vencedor
Eles adquiriram experiência administrando universidades muitas com orçamento quase duas vezes maior que das cidades onde estão localizadas. Nas disputa das eleições 2012, em Minas Gerais, três ex-reitores disputam a prefeitura de importantes municípios do Estado. Helvécio Reis, do Partido dos Trabalhadores (PT), ex-reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas Vertentes, disputa a prefeitura desta importante cidade turística e histórica de Minas. O petista tem como vice Cristina Lopes, esposa do deputado federal Reginaldo Lopes, também do PT. Em 2004, candidatou-se ao cargo de reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, sendo eleito com pouco mais da soma dos votos dos outros dois candidatos e vencido nos três segmentos. 

Em 2008, Helvécio foi candidato único à reeleição, tendo sido referendado por mais de 78% dos eleitores dos três segmentos da UFSJ. Em sua gestão, foram criados o campus Alto Paraopeba, na região de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba, com os cursos de engenharias Química, Mecatrônica, Civil, Telecomunicações e Bioprocessos; o campus Centro-Oeste "Dona Lindu", em Divinópolis, com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica o campus Sete Lagoas, dentro da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo, com o Programa Institucional de Bioengenharia, que inclui o Bacharelado de Biossistemas e os cursos de Zootecnia (em São João del-Rei) e as engenharias Agromômica e de Alimentos (em Sete Lagoas). A vice, Valéria Kemp, com o apoio de Helvécio, se elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da histórica instituição.

Em Lavras, no Sul de Minas, com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB), do governador Antonio Anastasia (PSDB) e com uma ampla coligação de partidos, o ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Silas Costa Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira, lançou-se candidato a sucessão da prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Silas era diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 15 de dezembro de 1994, pela lei 8956, o presidente Itamar Franco eleva a ESAL à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Silas Costa Pereira passa a ser seu primeiro reitor. 

Em seu mandato foi criado o Departamento de Educação, (DED), o curso de graduação em Medicina Veterinária, de novos cursos de Mestrado e Doutorado e a plenificação do curso de Administração. Naquela época a universidade passou a ter sete cursos de graduação, cinco de doutorado e três de especialização por tutoria a distância. Houve neste período aumento significativo no orçamento e na relação candidato-vaga nos vestibulares. A estrutura física quase dobrou em quatro anos chegando a cem mil metros quadrados de área construída.

Foram construídas unidades que passaram a integrar os Departamentos de Administração e Economia, Agricultura, Biologia, Ciências Florestais, Ciências Exatas, Zootecnia e Medicina Veterinária, além de vinte e seis mil metros quadrados de reformas e ampliações prediais. No anuário estatístico do MEC-SENESU de 1992, no que se refere à qualificação docente, a então ESAL ocupava a 2ª posição entre as Instituições de Ensino Superior supervisionadas pelo MEC. Depois de muitos anos, conseguimos ampliar o quadro docente e técnico-administrativo, o que foi de fundamental importância para o posterior desenvolvimento da Instituição.

Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, por dois mandatos consecutivos, Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidata à prefeitura de Juiz de Fora e perdeu no 2º turno. Em 2012, ela tenta novamente alcançar a administração do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...