Pular para o conteúdo principal

EX-REITORES QUEREM LEVAR EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA PREFEITURAS

Apuração dos votos para diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em que Silas Costa Pereira sagrou-se vencedor
Eles adquiriram experiência administrando universidades muitas com orçamento quase duas vezes maior que das cidades onde estão localizadas. Nas disputa das eleições 2012, em Minas Gerais, três ex-reitores disputam a prefeitura de importantes municípios do Estado. Helvécio Reis, do Partido dos Trabalhadores (PT), ex-reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas Vertentes, disputa a prefeitura desta importante cidade turística e histórica de Minas. O petista tem como vice Cristina Lopes, esposa do deputado federal Reginaldo Lopes, também do PT. Em 2004, candidatou-se ao cargo de reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, sendo eleito com pouco mais da soma dos votos dos outros dois candidatos e vencido nos três segmentos. 

Em 2008, Helvécio foi candidato único à reeleição, tendo sido referendado por mais de 78% dos eleitores dos três segmentos da UFSJ. Em sua gestão, foram criados o campus Alto Paraopeba, na região de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba, com os cursos de engenharias Química, Mecatrônica, Civil, Telecomunicações e Bioprocessos; o campus Centro-Oeste "Dona Lindu", em Divinópolis, com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica o campus Sete Lagoas, dentro da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo, com o Programa Institucional de Bioengenharia, que inclui o Bacharelado de Biossistemas e os cursos de Zootecnia (em São João del-Rei) e as engenharias Agromômica e de Alimentos (em Sete Lagoas). A vice, Valéria Kemp, com o apoio de Helvécio, se elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da histórica instituição.

Em Lavras, no Sul de Minas, com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB), do governador Antonio Anastasia (PSDB) e com uma ampla coligação de partidos, o ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Silas Costa Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira, lançou-se candidato a sucessão da prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Silas era diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 15 de dezembro de 1994, pela lei 8956, o presidente Itamar Franco eleva a ESAL à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Silas Costa Pereira passa a ser seu primeiro reitor. 

Em seu mandato foi criado o Departamento de Educação, (DED), o curso de graduação em Medicina Veterinária, de novos cursos de Mestrado e Doutorado e a plenificação do curso de Administração. Naquela época a universidade passou a ter sete cursos de graduação, cinco de doutorado e três de especialização por tutoria a distância. Houve neste período aumento significativo no orçamento e na relação candidato-vaga nos vestibulares. A estrutura física quase dobrou em quatro anos chegando a cem mil metros quadrados de área construída.

Foram construídas unidades que passaram a integrar os Departamentos de Administração e Economia, Agricultura, Biologia, Ciências Florestais, Ciências Exatas, Zootecnia e Medicina Veterinária, além de vinte e seis mil metros quadrados de reformas e ampliações prediais. No anuário estatístico do MEC-SENESU de 1992, no que se refere à qualificação docente, a então ESAL ocupava a 2ª posição entre as Instituições de Ensino Superior supervisionadas pelo MEC. Depois de muitos anos, conseguimos ampliar o quadro docente e técnico-administrativo, o que foi de fundamental importância para o posterior desenvolvimento da Instituição.

Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, por dois mandatos consecutivos, Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidata à prefeitura de Juiz de Fora e perdeu no 2º turno. Em 2012, ela tenta novamente alcançar a administração do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.