Pular para o conteúdo principal

TURISMO: PROJETO QUER REATIVAR TRAJETO DE TREM ENTRE LAVRAS E VARGINHA


Resgatar a história e a memória histórica da região. Este foi o objetivo do passeio de trem entre Lavras (MG) e Ribeirão Vermelho (MG) neste domingo, 19. Em uma viagem de pouco mais de meia hora, o evento marcou a homenagem feita aos antigos ferroviários. O ponto de partida foi uma antiga estação ferroviária, hoje transformada em Teatro Municipal. Um coral de ex-ferroviários recepcionou os convidados ao passeio, que lotaram a estação como no tempo em que o trem era o principal meio de transporte.

A iniciativa, promovida pela Associação Circuito Ferroviário Vale Verde que busca preservar o patrimônio ferroviário da cidade funcionou também como reencontro para os antigos companheiros de trabalho, que aproveitaram o momento para colocar a conversa em dia. Antônio Pereira Cantão comenta a iniciativa. “É bom demais, vamos reviver o que fizemos durante 32 anos. É muito emocionante e inexplicável estar aqui”.
“Eu guardo carinhosamente a memória dos tempos em que trabalhei aqui. Foi aqui que ganhei o pão de cada dia e isso vai ficar guardado para as futuras gerações. " Ismael Claret de Abreu, agente de trem O agente de trem, Ismael Claret de Abreu sente-se feliz em poder resgatar a experiência dos tempos passados. “Eu guardo carinhosamente a memória dos tempos em que trabalhei aqui. Foi aqui que ganhei o pão de cada dia e isso vai ficar guardado para as futuras gerações. Com este passeio eu tive o privilégio de resgatar a memória apagada no Brasil”, diz.

A última vez que o trem fez o trajeto até Ribeirão Vermelho foi há 16 anos. Nesta reedição, quem conseguiu o convite foi privilegiado e os sentimentos dos presentes dividiam-se entre matar a saudade e sentir a sensação de viajar sobre o trilho pela primeira vez como Lucas Coelho Salgado, de 7 anos, que deixa a imaginação viajar. E é esta mesma imaginação que abre a memória de Wanderlam Norberto. “Dá até vontade de chorar, porque era difícil imaginar isso, eu cheguei a pensar que nunca mais entraria em um trem”, pontua.

O responsável pelo passeio, César Móri, presidente da Associação, a viagem foi uma maneira de homenagear os que dedicaram anos de vida à estrada de ferro. “Quisemos prestar esta homenagem, porque se não fossem eles, o trem não existiria aqui na região. O que notamos foi uma emoção muito grande nas viagens que conseguimos proporcionar”, frisa. Foram feitas três viagens durante todo o domingo e além da homenagem, a intenção da organização foi também divulgar o projeto enviado ao Ministério dos Transportes e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que pretende reativar o trajeto de trem entre as cidades de Lavras e Varginha (MG).

Este seria um percurso de mais de cem quilômetros, que proporcionaria um caminho turístico no Sul de Minas. A linha tem mais de cem anos e liga o Sul de Minas a região central do Estado e também a São Paulo e Rio de Janeiro.
do G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho