Pular para o conteúdo principal

TURISMO: PROJETO QUER REATIVAR TRAJETO DE TREM ENTRE LAVRAS E VARGINHA


Resgatar a história e a memória histórica da região. Este foi o objetivo do passeio de trem entre Lavras (MG) e Ribeirão Vermelho (MG) neste domingo, 19. Em uma viagem de pouco mais de meia hora, o evento marcou a homenagem feita aos antigos ferroviários. O ponto de partida foi uma antiga estação ferroviária, hoje transformada em Teatro Municipal. Um coral de ex-ferroviários recepcionou os convidados ao passeio, que lotaram a estação como no tempo em que o trem era o principal meio de transporte.

A iniciativa, promovida pela Associação Circuito Ferroviário Vale Verde que busca preservar o patrimônio ferroviário da cidade funcionou também como reencontro para os antigos companheiros de trabalho, que aproveitaram o momento para colocar a conversa em dia. Antônio Pereira Cantão comenta a iniciativa. “É bom demais, vamos reviver o que fizemos durante 32 anos. É muito emocionante e inexplicável estar aqui”.
“Eu guardo carinhosamente a memória dos tempos em que trabalhei aqui. Foi aqui que ganhei o pão de cada dia e isso vai ficar guardado para as futuras gerações. " Ismael Claret de Abreu, agente de trem O agente de trem, Ismael Claret de Abreu sente-se feliz em poder resgatar a experiência dos tempos passados. “Eu guardo carinhosamente a memória dos tempos em que trabalhei aqui. Foi aqui que ganhei o pão de cada dia e isso vai ficar guardado para as futuras gerações. Com este passeio eu tive o privilégio de resgatar a memória apagada no Brasil”, diz.

A última vez que o trem fez o trajeto até Ribeirão Vermelho foi há 16 anos. Nesta reedição, quem conseguiu o convite foi privilegiado e os sentimentos dos presentes dividiam-se entre matar a saudade e sentir a sensação de viajar sobre o trilho pela primeira vez como Lucas Coelho Salgado, de 7 anos, que deixa a imaginação viajar. E é esta mesma imaginação que abre a memória de Wanderlam Norberto. “Dá até vontade de chorar, porque era difícil imaginar isso, eu cheguei a pensar que nunca mais entraria em um trem”, pontua.

O responsável pelo passeio, César Móri, presidente da Associação, a viagem foi uma maneira de homenagear os que dedicaram anos de vida à estrada de ferro. “Quisemos prestar esta homenagem, porque se não fossem eles, o trem não existiria aqui na região. O que notamos foi uma emoção muito grande nas viagens que conseguimos proporcionar”, frisa. Foram feitas três viagens durante todo o domingo e além da homenagem, a intenção da organização foi também divulgar o projeto enviado ao Ministério dos Transportes e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que pretende reativar o trajeto de trem entre as cidades de Lavras e Varginha (MG).

Este seria um percurso de mais de cem quilômetros, que proporcionaria um caminho turístico no Sul de Minas. A linha tem mais de cem anos e liga o Sul de Minas a região central do Estado e também a São Paulo e Rio de Janeiro.
do G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...